terça-feira, 29 de julho de 2014

Volta a Portugal – Subir a Senhora da Graça

Passagem dos corredores por Vilar de Ferreiros ( Ponte de Vilarinho)


Por: Costa Pereira

Por: Costa Pereira
Portugal, minha terra.

Mais uma vez a Volta a Portugal em Bicicleta contempla o Monte Farinha com uma das suas etapas de cartaz, a 4ª deste ano, que terá lugar no dia 03 de Agosto, domingo. Vem de Boticas para no alto da Senhora da Graça terminar uma prova de 192, 5 km. Já com tradição a subida do Monte Farinha ou Senhora da Graça, que com a Torre (Estrela) são as duas etapas mais importantes da Volta, desde que no inicio da década de 70 entrou na agenda da Organização nunca mais de lá foi retirada e fazemos votos nunca venha a suceder. É a rainha das etapas.
Com inicio em Fafe e 10 etapas para percorrer, a Volta começa a 30 de Julho e termina em Lisboa a 10 de Agosto. Novidades é Montalegre que a recebe no dia 02 de Agosto e creio que pela primeira vez, e o Larouco também. Em relação a Mondim estas terras estão a ganhar e com a perca da paisagem original do leito do Tâmega, adeus região de Basto, nas mãos de quem caístes! Camilo tinha razão ao dizer: "Os fidalgos de Basto, estão acabar-se, tenho pena e saudade!...."
Outra coisa que também ainda não percebi bem, foi o motivo porque o trajeto inicial desta etapa excluiu, do itinerário, a passagem por Vilar de Ferreiros, e antes pelo despovoado florestal, escolher o Fojo e Paradança para acabar por morrer donde se desviou.... As Fisgas como a Senhora da Graça promovem-se pelo seu próprio encanto. E não esquecer que o recorde de visitantes desta etapa, foram calculados 100 mil, foi quando a etapa desceu de Lamas de Olo, por Bilhó, Vilarinho, Vilar, Cainha, Campos e Mondim. Tenho dito.

Já agora ficam as etapas:

30 Julho: Prólogo: Fafe-Fafe, 6,8 km (CRI).

31 Julho: 1.ª etapa: Lousada-Maia, 183,5 km.

1 Agosto: 2.ª etapa: Gondomar-Braga, 171,8 km.

2 Agosto: 3.ª etapa: Viana do Castelo-Montalegre, 180 km.

3 Agosto: 4.ª etapa: Boticas-Mondim Basto (Senhora da Graça),
192,5 km.

4 Agosto: 5.ª etapa: Alvarenga-Santo Tirso (Senhora da Assunção),
161,3 km.

5 Agosto: 6.ª etapa: Oliveira do Bairro-Viseu, 155 km.

6 Agosto: Dia de Descanso.

7 Agosto: 7.ª etapa: Belmonte-Seia (Torre), 172,5 km.

8 Agosto: 8.ª etapa: Sabugal-Castelo Branco, 194 km.

9 Agosto: 9.ª etapa: Oleiros-Sertã, 28,9 km (CRI).

10 Agosto: 10.ª etapa: Burinhosa-Lisboa, 167,1 km



Sem comentários:

Enviar um comentário