terça-feira, 29 de julho de 2014

JORNADAS NACIONAIS DO PROSEPE/CLUBES DA FLORESTA EM BRAGA.


           JORNADAS NACIONAIS DO PROSEPE/CLUBES DA FLORESTA EM BRAGA.
 
Jorge Lage

Apesar dos a resistência de alguns burocratas instalados no sector.
Por mais que se argumente tempos muito difíceis, devido ao PROSEPE/Clubes da Floresta ter tido apenas promessas de financiamento e sem as melhores condições para o bom funcionamento da logística da Coordenação Nacional, a fim de se planear, executar e avaliar com qualidade, os Dendroclubes continuamos a trabalhar voluntariamente. Não se baixam os braços, arregaçam-se as mangas e segue-se em frente, acreditando-se que a vontade dos governantes da tutela, vai vencer, é ridículo que se sonegue um financiamento inexpressivo, mas que para nós é vital, ou seja metade de uma décima milésima parte do bolo da prevenção e combate a incêndios florestais, para a prevenção pela educação.
Afinal, como dizia o Dr. Paulo Portas quando estava na oposição, «os incêndios não se combatem. Evitam-se». E nós fazemos «Prevenção de Incêndios Florestais pela Educação» pelo que devemos ser reconhecidos e estimulados como a própria Ministra do MAM e o Ministro do MEC, reconheceram em pequenos textos de apoio, há mais de dois anos.
Sendo assim, e na esperança de que seja contemplada esta nobre causa pública voluntária de educação extra curricular, vamos realizar as Jornadas Nacionais do PROSEPE em Braga, tendo reputados oradores universitários nesta formação. Por exemplo, o jubilado Prof. Jorge Paiva, da Univ. Coimbra, que continua a ser muito requisitado pela comunidade científica internacional, para missões científicas em diversos países, na área da Botânica, Biologia e Biodiversidade.

As Jornadas, ainda com Programa provisório, vão, paralelamente, contar com uma «Mostra de actividades dos dendroclubes e da apresentação de posters», vão ter lugar em Braga, com o empenhamento do Município – Pelouro do Ambiente estando o Senhor Vereador – Dr. Altino Bessa e a Técnica, Dr.ª Cristina Costa a trabalhar na organização com duas Equipas do PROSEPE, uma nacional com o Coordenador Nacional, Prof. Doutor Luciano Lourenço (Univ. Coimbra), e uma Distrital com a Dr.ª Ana Marques e mais cinco elementos em que se inclui o Coordenador Distrital.
Numa reunião na EB 2,3 de Lamaçães – Agrup. de Esc. Alberto Sampaio, realizada a 22 de Julho p.p., decidiu-se fazer uma Jornada Ambiental e Florestal de um dia, sendo marcada para o dia 18 de Outubro, apontado para a utilização do Auditório da Generation.
Estas Jornadas Nacionais serão abertas a Professores do PROSEPE/Clubes da Floresta, outros Professores interessados, Técnicos Municipais dos GTFs e do Ambiente e das Associações Florestais.

1.     As inscrições serão limitadas pelo que se sugere a inscrição aos interessados alguma atenção, 
podendo fazê-lo no site do PROSEPE: www.uc.pt/fluc/nicif/PROSEPE

Logo que o Programa das Jornadas seja dado como definitivo dar-se-ão mais informações.
Anexa-se foto da reunião preparatória.
Grato pela melhor divulgação.

Pela Organização

Jorge Lage
964624132
Coordenador Distrital de Braga dos Clubes da Floresta
28JUL2014

Actualizado a 4 de Agosto

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...