segunda-feira, 7 de julho de 2014

Algumas das actividades culturais que irão decorrer na próxima semana na Sociedade Histórica da Independência de Portugal:

 Algumas das actividades culturais que irão decorrer na próxima semana na Sociedade Histórica da Independência de Portugal:



·        QUARTA-FEIRA, DIA 9 DE JULHO, ÀS 18H00  (SALÃO NOBRE, DO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA)
Lançamento da Revista “Povos e Culturas”, n.º17, comemorativa dos 500 anos da chegada dos portugueses à China e dedicada a Macau: “Portugal-Macau: Um património”, pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, da Universidade Católica Portuguesa. Será também feita a apresentação do CD Macau: Um Sonho Oriental. A revista será apresentada pelo Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Entrada Livre. Segue convite em anexo.
·        QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO, ÀS 15H00 (INSTITUTO D. ANTÃO DE ALMADA, NO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA)
1.ª sessão do Curso História da Vida Privada (sécs. I a XIX) que irá versar sobre a vida privada no espaço do Império Romano: a “domus”, o casal, a família. A vida pública: religião e festas; banho e espectáculos. Docência da Mestre Adélia Caldas. Sujeito a inscrições.
·        SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO, ÀS 15H00 (SALÃO NOBRE, DO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA)
Colóquio “A Batalha de Castelo Rodrigo na Guerra da Restauração de Portugal -  Comemoração dos 350 anos
Sessão de abertura: Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar.
3º Painel: “Superioridade estratégica e tática dos portugueses na Batalha de Castelo Rodrigo”, pelo Prof. Dr. Adriano Vasco Rodrigues; “A Batalha de Castelo Rodrigo no contexto das fases militares da Restauração”, pelo Prof. Doutor Fernando Larcher
4º Painel: “Nação portuguesa e Restauração”, pelo Cor. Américo Fernandes Henriques; “Duarte d’Armas e a memória dos castelos da
Raia”, pela Prof.ª Doutora Maria Helena Carvalho dos Santos
Uma iniciativa da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, da Comissão Portuguesa de História Militar e do Instituto Histórico. Entrada livre. Segue convite em anexo.

            Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Proserpio
Serviços Culturais da Sociedade Histórica da Independência de Portugal
            Palácio da Independência
            Largo de São Domingos, 11 (ao Rossio) LISBOA (Portugal)
            Tel. 213241470
(De Jornal do Norte para Tempo Caminhado)


Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.