quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Prémio Champalimaud de Visão 2013 atribuído a quatro instituições nepalesas

              
Drª Leonor Beleza - Presidente da fundação
O maior prémio do mundo na área da visão reconhece em 2013 o trabalho desenvolvido por quatro organizações não-governamentais (ONG) do Nepal que desde há vários anos têm tentado combater um grave problema que afecta os cidadãos nepaleses, a cegueira.

           

Nepal Netra Jyoti Sang (NNJS), Tilganga Institute of Ophthalmology, Eastern Regional Eye Care Programme (Sagamartha Choudhary Eye Hospital e Biratnagar Eye Hospital) e Lumbini Eye Institute são as quatro instituições nepalesas que foram hoje distinguidas em Lisboa com o Prémio António Champalimaud de Visão 2013, da Fundação Champalimaud.
O prémio no valor de 1 milhão de euros vai ser dividido por estas ONGs e será direcionado para a formação de técnicos na área da cirurgia às cataratas, uma condição responsável por 70% dos casos de cegueira no Nepal.
Dada a dimensão do problema das cataratas naquele país, a Fundação Champalimaud decidiu com este prémio reconhecer o trabalho conjunto que as quatro instituições têm desenvolvido desde a década de 1980, altura em que puseram em andamento um plano de combate à cegueira com extraordinários resultados.


Nepal Netra Jyoti Sang (NNJS) – foi criado em 1978 por um conjunto de especialistas com o objetivo de estabelecerem condições de combate à cegueira junto dos cidadãos. Atualmente, o NNJS assegura a coordenação de catorze hospitais e sessenta centros de tratamento espalhados pelo Nepal com os objetivos principais de reduzir a cegueira evitável a uma prevalência inferior a 0,2%, consciencializar a população para os comportamentos saudáveis a ter em relação aos olhos, estabelecer infraestruturas adequadas de tratamento da visão, formar recursos humanos na área dos cuidados com a visão, entre outros.

Tilganga Institute of Ophthalmology – foi criado em 1992 para implementar o Nepal Eye Program com o objetivo de dar apoio ao programa de prevenção e controlo da cegueira no Nepal e na região do Vale de Kathmandu e de funcionar como modelo para a investigação dirigida para tratamento e formação. Atualmente dispõe de seis divisões: uma clínica, um departamento de educação e formação, uma unidade que gere centros comunitários em zonas rurais do país e clínicas de microcirurgias aos olhos, um banco de córneas, uma fábrica de produção de lentes para utilização nas cirurgias às cataratas e uma unidade de investigação científica.

Eastern Regional Eye Care Programme – é um programa que oferece serviços às populações da região leste do Nepal e do norte da India em colaboração com o NNJS e dois hospitais oftalmológicos, o Sagamartha Choudhary Eye Hospital e o Biratnagar Eye Hospital, assim como, as suas clinicas satélite. Este programa tem fornecido serviços de alta qualidade relacionados com a visão a um preço acessível à população.

Lumbini Eye Institute – foi criado em 1983 com apenas dois quartos, hoje esta instituição é um dos centros de cuidados da visão mais emblemáticos e bem-sucedidos entre os hospitais da especialidade no Nepal. Atualmente, o Centro possui 215 camas, serve mais de 550 pacientes e realiza entre 75 a 170 diferentes tipos de cirurgias à visão por dia.




Sem comentários:

Enviar um comentário

A Linguagem Simbólica da Natureza - A flora e a fauna na pintura seiscentista portuguesa

«O ensaio de Sónia Talhé Azambuja […] constitui um dos pontos altos desta fase amadurecida de estudos sobre a Natureza Morta portuguesa do s...

Os mais lidos