sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cultura e Tradição no Entrudo (Carnaval) Transmontano



Cor, alegria e folia no Carnaval dos Caretos em Bragança

TAGGED : "PRE-CHRISTIAN TRADITIONS-MASQUERADES”, BRAGANÇA, CARNAVAL, CARNAVAL DOS CARETOS
BRAGANÇA- De 8 a 13 de fevereiro, Bragança terá cor, alegria e muita folia com o Carnaval dos Caretos. O evento vai contar com um programa variado de iniciativas e atividades, que marca o arranque do projeto “Pre-christian Traditions-Masquerades”, coordenado pelo Município de Bragança, que conta com a parceria do Patronato de Turismo da Diputación de Zamora (Espanha), da Comunitá Montana della Carnia (Itália) e do Município de Mohács (Hungria).
Com a duração de 24 meses (maio de 2012 a abril de 2014), o projeto representa um investimento de 400 mil euros, co-financiado em 50 por cento através da ação Strand 1.2.1, do Programa Cultura 2007-2013, e visa divulgar junto dos cidadãos europeus a existência de uma tradição cultural comum que possui uma origem milenar e se carateriza por uma grande riqueza e variedade cultural devido ao elevado número de regiões europeias onde se desenvolve.
Bragança acolhe, já nos dias 8 e 9 de fevereiro, diversas iniciativas associadas ao projecto, como a exposição itinerante“Festas de Inverno”, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira. No dia 8 de fevereiro, decorrerá a conferência “Tradições Pré-cristãs – Máscaras e Rituais”, onde serão abordados os temas “Elementos pagãos nos rituais das mascaradas”, “Uma gaita portuguesa ao serviço da cultura transmontana na manifestação da máscara”, “Mascaradas de inverno: O depósito da história”, “O Carnaval em Friuli, entre a investigação e a recuperação” e “Rituais da máscara” e “Sons, vozes e música dos rituais de inverno em Carnia e Valcanale”, enquanto que, no dia 9 de fevereiro, terá lugar o Desfile de Caretos pelas ruas da zona histórica da cidade e a “Queima do Diabo”, na Praça Cavaleiro de Ferreira.





Vinhais, uma terra dos diabos!

Os Diabos e o Rosto da Morte

“Quem prò Rosto da Morte olhar, por mais um ano a irá afastar!”
16 de Fevereiro de 2013, sábado
18h00 – Missa de Imposição de Cinzas (Igreja do Seminário de Vinhais)
18h45 – Procissão “…com mil diabos!” (Igreja do Seminário até ao Largo do Arrabalde)
Centenas de Diabos acompanham uma Morte, com 7 metros de altura, à luz de tochas, desde a Igreja do Seminário até ao Largo do Arrabalde.
Durante o percurso as moças mais atrevidas, que a partir de janelas e varandas provocam a Morte e os Diabos, vão sendo aprisionadas e enjauladas pelos Diabos, num carro de bois, para serem levadas à pedra. Depois de beijada a gadanha da Morte e das ladainhas pagãs proferidas algumas das moças escapam, “enquanto o diabo esfrega um olho”, procurando refúgio na igreja e nas muralhas do Castelo de Vinhais a partir de onde ajudam a revelar O Rosto da Morte…
19h30 – Revelação do Rosto da Morte (Largo do Arrabalde)
“Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar”
Espectáculo de som, luz, fogo e pirotecnia
Actuação do Grupo de Gaiteiros de Vinhais
20h00 – “…uma ceia dos diabos!”*
(Tenda no Parque de Estacionamento da CMV)
* Quem quiser vestir a pele do Diabo, para participar na procissão e na ceia, tem entrada livre. A senha e o fato devem ser levantados no Posto de Turismo de Vinhais até dia 13 de Fevereiro, Quarta-feira de Cinzas
(informações e reserva pelo telefone – 273770309)
Valor da senha para a ceia, sem vestir a pele do Diabo, 5 estrelas
Organização: Câmara Municipal de Vinhais; Agrupamento de Escolas de Vinhais
Colaboração: Junta de Freguesia de Vinhais; CLDS; Instituto Politécnico de Bragança - ESE




A cidade transmontana de Miranda do Douro recebe, de 17 a 20 de Fevereiro, o XIII Festival de Sabores Mirandeses. Um certame que propõe uma viagem pelos sabores regionais.

As propostas vão desde a vitela mirandesa até ao cordeiro mirandês, passando pelo porco, pelo fumeiro e pelos doces. Tudo isto regado com o vinho que se produz na região.
Ao longo do festival, não faltarão propostas para animar os dias: estão programadas actuações musicais, exposições, arruadas, jogos tradicionais, uma feira de artesanato, visitas guiadas ao centro histórico, percursos pedestres, oficinas de instrumentos musicais e língua mirandesa, mercados de produtos regionais, passeios de BTT e montarias ao javali.





 BUTELO DE BRAGANÇA

Enchido fumado, obtido a partir de carne de porco, gordura, ossos e cartilagens, provenientes das partes da costela e coluna vertebral de porco de raça Bísara ou cruzamento desta raça, cheios em estômago (bucho), bexiga ou tripa do intestino grosso do porco (palaio). As carnes com os ossos e as cartilagens são devidamente condimentadas com sal, alho, colorau, louro, água e vinho branco ou tinto da região. Deve consumir-se cozido com casulas, ou assado na brasa depois de cozer durante 1h30 a 2h00, acompanhado com grelos.
 22 FEV 2013 - 24 FEV 2013












Sem comentários:

Enviar um comentário

Sacramomentos

 Acaba de sair novo livro do escritor transmontano, Flávio Vara. Poesia a sério!