sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Escritores Transmontanos reuniram em Macedo de Cavaleiros



Azibo - Macedo de Cavaleiros

 

No passado dia 11, a livraria Poética, em Macedo de Cavaleiros, recebeu o II Encontro de Escritores Transmontanos. Momento indicado para a tertúlia e convívio com escritores com raízes transmontanas, debater as suas obras e a região.

 
Neste dia, foi ainda inaugurada uma exposição de fotografia da autoria de elementos da associação “Alustro – Clube de Fotografia A.M. Pires Cabral".
O Programa foi o seguinte:
A.M.Pires Cabral
15:00H – Tiago Patrício “Trás-os-Montes” (Prémio Literário Revelação Augustina Bessa Luís 2011)
16:30H – Retratos do Sentrir Transmontano || Alustro – Clube de Fotografia A.M. Pires Cabral
17:00H – Um cibinho de tempo prá calaceirice
17:30H – Tertúlia “A identidade de Trallosmontes” na visão da universal escrita de aquém-dos-montes”
18:30H – Mais um tantinho de calaceirice
19:00H – A.M. Pires Cabral – “Anjos nus”
20:00H – Mata-bitcho Tertuliano
OBS: Os momentos de calaceirice contaram com os inestimáveis préstimos de Helena Alves (piano), Sara Alves (violino) e António Gomes (gaita de foles)

 

Escritores transmontanos reunidos em Macedo de Cavaleiros
21/08/2012, 16:05
Um encontro que contou com a presença de cerca de 16 escritores com raízes transmontanas. “São tantas as afinidades que as pessoas que escrevem têm que nós tentamos reunir aqui essas pessoas que escrevem e que tendo essa afinidade tem outras coisas que não são em comum, como o fato de apesar de serem transmontanos atualmente vivem em locais diferentes, são de várias gerações e nós achamos que seria interessante reuni-los num só espaço, esclarece Virgínia do Carmo Camelo, responsável pela organização.
Esta é sem dúvida uma tarde que a organização pretende que seja de partilha pelo gosto da escrita. “Notamos há dois anos quando fizemos a primeira experiencia que as pessoas precisam deste tipo de encontros, onde se partilha, se convive. É bom sentir que muitos só se encontram aqui durante o ano. Neste tipo de encontros temos ainda a oportunidade de conversar sobre as diferentes obras que foram lançadas e a interpretação que os outros fazem sobre o que é escrito e publicado”, refere a organizadora.

A.M.Pires Cabral
Pires Cabral foi um dos escritores que esteve presente no II Encontro de Escritores Transmontanos que decorreu na Livraria Poética. O autor transmontano apresentou a sua mais recente obra, inspirada em Trás-os-Montes, intitulada, “Anjos Nus”. “É uma coletânea de contos que como é habitual da minha pessoa, são contos que têm haver com a realidade transmontana, é evidente que escrevi outros livros que não tem nada haver com Trás-os-Montes mas muitos deles, 80 por cento dos meus livros têm. É um conjunto de contos onde muitos dos quais já tinham sido publicados, em meios de circulação muito restrita, não tinham sido conhecidos pelo público. De modo que peguei neles, dei-lhes uma volta, como faço sempre que republico alguma coisa, acrescentei-lhe elementos, cortei também elementos que me pareciam estar a mais e resultou este livro, do qual só dois contos são verdadeiramente inéditos, os restantes seis aparecem já pela segunda e terceira vez. São contos transmontanos, é a melhor definição que tenho para dar”, explica Pires Cabral.

Tiago Patricio
Sobre este encontro o escritor revela que  “são muito importante já que os laços entre as pessoas são reforçados, ajudamos a não esquecer. Trás-os-Montes é um mundo extraordinário de um complexidade e riqueza enorme que está praticamente por descrever literariamente”, refere o escritor.
Tiago Patrício, que recebeu no ano passado o prémio Literário Revelação Agustina Bessa Luís 2011, foi outro dos escritores presentes neste encontro e onde aproveitou para apresentar o seu primeiro romance a que deu o nome de “Trás-os-Montes”, livro inspirado na sua infância.
“O encontro com os leitores é sempre muito importante porque é uma nova visão sobre o texto e as personagens. O Encontro com os escritores, porque leitores somos todos, são importantes porqaue é uma troca de ideias e de experiencias“, salienta o escritor.

O encontro foi organizado pela Poética -Livros, arte e eventos e pela Tertúlias do Nordeste, pelo sucesso do evento, Virginia do Carmo Camelo adianta que este é um Encontro que vai certamente continuar a realizar-se.

In: jornal Terra Quente


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...