sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CHICAGO foi palco do Primeiro Fórum de autores Luso-americanos




Julgamos ser importante relembrar o fórum realizado pelos autores luso-americanos, pelas razões a que eles próprios se propuseram: manter uma ligação intima com as raízes lusas.


EUA
Chicago recebe primeiro fórum de autores luso-americanos
A cidade norte-americana de Chicago acolhe esta sexta-feira o primeiro "Fórum de Autores Luso-Americanos", cognominado "Caldo Verde para a Alma", com a participação de escritores como Millicent Bórges Accardi, Frank Gaspar ou Carlos Queirós.
02 Março 2012
No evento, à margem da Conferência Anual e da Feira do Livro da Associação de Escritores e Programas de Escrita dos Estados Unidos (AWP), nove escritores irão ler histórias, poemas, contos e outros textos sobre valores e cultura portuguesa, incluindo a gastronomia.
O cognome de "Caldo Verde para a Alma" é uma adaptação do título do popular livro norte-americano "Chicken Soup for the Soul'" ("Canja para a Alma") segundo a co-organizadora Millicent Borges Accardi.
O grupo de escritores luso-americanos é formado por Oona Patrick, Paula Neves, Millicent Borges Accardi, Carlos Queirós, Amy Roberts, Lara Gularte, Carlo Matos, Linette Escobar, Tony Roma e Amy Sayre-Roberts.
O projeto conta ainda com a participação de Luís Gonçalves, professor leitor de Português na Princeton University.
No evento participa ainda a Coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos da América (Instituto Camões), cujo representante, João Caixinha, o considera "um momento especial e único e que os organizadores vão querer repetir noutras cidades norte-americanas".
 "O caldo verde é apenas simbólico, une as pessoas, neste caso, os escritores luso-americanos e o público. Não me parece que vá haver caldo verde, mas vinho e petiscos sim", diz João Caixinha à Lusa.
No ano passado, a Feira do Livro e a Conferência AWP em Washington DC tiveram cerca 11 mil participantes.
A Feira do Livro, pela primeira vez, terá este ano um expositor para livros de escritores luso-americanos e portugueses, co-patrocinada pela editora Tagus Press, onde estarão disponíveis para venda 30 títulos.
In: Correio da Manhã online

 
 

Katherine Vaz
Katherine Vaz (na foto) e Frank X. Gaspar, dois dos escritores luso-americanos mais reconhecidos da actualidade, participam hoje, em Lisboa, no colóquio Portugal na América, uma iniciativa da Fundação Luso-Americana. Os dois vão falar da vida da escrita e da escrita da vida luso-americana nos seus mais recentes livros: o romance Stealing Fátima, de Gaspar, e a colecção de contos Our Lady of the Artichokes and Other Portuguese-American Stories, de Katherine Vaz. Para além dos dois escritores, o encontro, marcado para as 18.00, no auditório da FLAD, em Lisboa, contará ainda com a presença de Frank Sousa, historiador luso-americano, editor de Portuguese in the Americas Series, uma colecção publicada pela Universidade de Massachusetts.
A apresentação do livro So Ends This Day: The Portuguese in American Whaling, 1765-1927, de Donald Warrin, que documenta a contribuição portuguesa para a baleação norte-americana, completa o encontro. No âmbito do colóquio, a Fundação promove uma mostra do livro luso-americano, criando assim pontes entre ambos os países.
DN Artes – 26 de Outubro de 2010
 
 Para um conhecimento melhorado destes autrores, podem ser consultados os sites abaixo indicados:
 


    [PDF] Literaturas da Diáspora Lusófona nos Estados Unidos da América e ...
     Visualização rápida
    - Artigos relacionados
    Espólio literário do escritor luso-americano Alfredo Luís
    Portugal na América - Fundação Luso-Americana
    Bloquear todos os resultados de www.flad.pt
    Imagens de Escritores luso.-americanos
    - Denunciar imagens
    Katherine Vaz, Frank X. Gaspar e Donald Warrin debatem literatura ...
    Imaginários Luso-Americanos e Açorianos |
    Da viagem para dentro e da luso-americanidade literária - Açoriano ...
    Imagens de portugueses na literatura norte-americana
    de RF Silva - 2005 - Artigos relacionados



Sem comentários:

Enviar um comentário

Futuro aeroporto em Alcochete terá o nome do épico português Luís de Camões.

Os socialistas andaram cerca de 9 anos sem decidirem nada. Aliás, são conhecidas todas as tropelias em relação ao aeroporto que agora, num m...