segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Entrega de Prémios Literários Professor Adriano Moreira, pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa

A Direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto-Douro tem o prazer de informar que o Júri do Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, constituído por Jorge Sales Golias, presidente, Elsa Moreira, António da Costa e Armando Palavras, vogais, analisou 12 obras de 9 autores, apresentadas na CTMAD, durante os anos de 2021 e 2022, tendo constatado pela grande qualidade de muitas destas obras e pelas várias áreas da literatura abrangidas decidiu premiar por unanimidade os seguintes autores (autoras):





 

Lídia Praça

No género romance histórico pelo seu livro “São Flores de Amor os Cravos de Abril”, por se tratar de uma narrativa histórica muito bem contextualizada, propondo quadros desde o final da ditadura, guerra colonial, revolução do 25 de Abril, tecendo uma brilhante trama romântica que deixa o leitor em suspenso até ao fim e que rapidamente chegou à 3ª edição. O prémio é ex-aequo com Manuel Catumba.

 

 

 










Manuel Catumba

No género romance histórico pelos seus livros “O Padre Simão e as Visões da Cega” e “Por um Fio”, estando o primeiro em vias de 3ª edição, onde aplica as suas vivências da descolonização, com uma escrita realista e poderosa e onde sobressaem preocupações de natureza política pela visão progressista dos acontecimentos e pela visão antirracista que claramente exibe. O prémio é ex-aequo com Lídia Praça.

 

 






António Tiza

No género romance pelo seu livro “O Monge Errante”, onde cria um ambiente claustral muito bem descrito, raro na nossa literatura, em respeito pelas tradições dos conventos transmontanos, tecendo uma trama policial que prende o leitor até ao final.

 

 











 

Ana Freitas

No género poesia pelo seu livro “Alfobres de Rios”, pela elevada qualidade da sua poesia, que atinge um nível de erudição compatível com uma leitura muito agradável. O prémio é ex-aequo com Teresa Ferreira.








 

 



 



Teresa Ferreira

No género poesia, pelo seu livro “Há Dias Felizes”, onde propõe uma expressão poética simples, muito bem conseguida pelo uso de uma rima natural onde o verso surge de forma apelativa. O prémio é ex-aequo com Ana Freitas.

 

 

 






Serafim Falcão

No género biografia, pelo seu livro “A Alegria do Evangelho na Nossa Paróquia”, onde expõe a sua vida eclesiástica com grande capacidade descritiva, mormente na reprodução do seu ambiente específico que cativa inclusive os não religiosos.

 

 








 

Os Prémios foram entregues no jantar de Natal , de 20 Dezembro.

  

Saudações Transmontanas e Alto Durienses

 

          A Direção da CTMAD


Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tel: 217939311 Tlm: 916824293
Campo Pequeno, 50 - 3º Esq.
1000-081 Lisboa
http://ctmad.pt/



Sem comentários:

Enviar um comentário