domingo, 28 de agosto de 2022

Reflexões_JBM_AGOSTO_2022_II Honra e Louvor à Senhora Tsai Ingenwen Presidente do Governo d Taiwan País e Ilha da Liberdade

 

Reflexões_JBM_AGOSTO_2022_II Honra e Louvor à Senhora Tsai Ingenwen Presidente do Governo d Taiwan País e Ilha da Liberdade

J. Barreiros Martins Prof. Cat. Emérito Jubilado da Universidade do Minho

 

Não conheço o Nível de Habilitações da Senhora Tsai Ingenwen Presidente do Governo de Taiwan País e Ilha da Liberdade. Parece que é Licenciada em Física pela Universidade de Southest Asia. Porém o que ela fez (e está a fazer) a favor dos Povos Livres do seu País, é impressionante.

Quando as tropas Comunistas de Mao-Tsé Tung na Guerra Civil Chinesa iniciada em 1927 derrotaram na China Continental as tropas Nacionalista de Chiang-Kai—Shek , este teve de se refugiar fora da China Continental e escolheu como refúgio e exílio a ilha de Taiwan, ficando Taiwan como legítima representante do poder político chinês. E assim, Taiwan foi governada de Forma Autónoma até 1949, (data em que, depois de várias discussões para reconhecer ou não Taiwan como Legítima Representante do Poder Político Chinês Nacionalista, os Estados Unidos da América oficializaram as Relações Diplomáticas com Pekim, depois da II Guerra Mundial). Em 1979 passaram a atribuir este Estatuto à República Popular da China (Continental).

Diz-se que o Estatuto de Nação Independente, nunca foi reconhecido pelas Nações Unidas, o que é “meia verdade” e as “meia verdades”, por vezes causam mais prejuízos que as mentiras. O Estado de Taiwan não foi reconhecido pelo “Conselho de Segurança” das Nações Unidas, pois esse CONSELHO é constituído por 4 membros: EUA, UK, Rússia e China (a Comunista). Foi Borrada dos EUA, UK, pois a China Continental, a que então havia, não participou na II Guerra Mundial). Daí que o “Conselho de Segurança” das Nações Unidas não tenha reconhecido, como Nação Independente, da China Comunista, o Estado de Taiwan, pois na votação havia sempre empate.

Porém, na Assembleia Geral das Nações Unidas, constituída por 193 países, mais de 180 reconheceram Taiwam como Nação Independente, da China Comunista.      

Portanto, em 25/05/2016 — Tsai Ing-Wen, presidente de Taiwan - a assumir o cargo de presidente em Taiwan, ter sido empossada no palácio presidencial, em Taipé.

Presidente Tsai Ing-wen nasceu no dia 31 de agosto de 1956 em Taipei. De 2000 a 2004, a presidente trabalhou em postos importantes no Governo.

A Presidente de Taiwan é solteira.

Presidente Tsai Ing-wen tem uma experiência impressionante e abrangente na esfera Política: De 1992 a 2000, actuou como consultora jurídica chefe de Escritório de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Ministry of Economy- MOE). Ela também foi nomeada membro da Comissão de Comércio Internacional do (MOE)     

Tsai esteve à frente da Comissão de Redacção das disposições do “Acto” que rege as relações com Hong Kong e Macau na qualidade de gerente, ocupando ainda cargos tais como Acessora do Conselho para os Assuntos das Relações com a China Continental

Membro da Comissão para Transações Justas; Acessora do Conselho de Segurança Nacional; Membro do Conselho Nacional para a Unificação.     

De 2000 a 2004, a Presidente trabalhou em postos importantes do Governo, incluído a função de presidente do Conselho para Assuntos da China Continental e Ministra de Estado  

Em 2004 Tsai uniu-se ao Partido Democrático Progressista (Democratic Progressive Party -DPP ). Foi nomeada Legisladora por representação proporcional em 2005.

 De 2006 a 2007, Tsai assumiu o Cargo de Vice-Primeira Ministra e Presidente do Comité de Protecção ao Consumidor do Poder E, de 2007 a 2008 Executivo. De 2007 a 2008 trabalhou como Assessora de Política Nacional da Presidência.            

Após o DPP, tornou-se, novamente, parte do partido da oposição no ano de 2008.

Foi eleita como a 12ª e 13ª presidente do partido. Em 2010, candidatou-se à prefeitura de New Taipei City, e em 2012 representou o DPP nas eleições presidenciais.

Após a sua derrota nessas eleições presidenciais, Tsai dedicou-se ao trabalho comunitário e de base.        

Em 2014 Tsai foi eleita a 15ª Presidente do DPP. Em 2015, foi nomeada como candidata como candidata do DPP para a 14ª eleição presidencial, na qual se logrou vitoriosa no dia 16 de Janeiro de 2016.

           

Filosofia do Governo

A presidente Tsai propõe um novo modelo de Desenvolvimento Económico baseado na Inovação, no Emprego e na Distribuição de Renda. Ao fortalecer o nível de Produtividade industrial e alavancar oportunidades de Emprego, seu Modelo conseguiu aumentar salários, a fim de alcançar uma distribuição mais equitativa da riqueza .  

Como 1ª Prioridade de sua Administração, Tsai também defendeu reformas políticas que levaram à criação de um ambiente político eficaz muito mais coeso.

A presidente Tsai identificou sistemas de pensões, habitação, segurança alimentar, prevenção do Crime, Cuidados com a Comunidade baseados nos Poderes, Militar, Religiosos, Políticos e Económicos que sempre estão ligados      

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

As escolhas...

 

Os mais lidos