sexta-feira, 13 de maio de 2022

Por Terras do Barroso


 BARROSO  da  FONTE


Caras Amigas e Amigos

 

Esperando que estejam todos de saúde, antes de fechar o computador por hoje, envio-vos este link para um magnífico Blog, da autoria do multifacetado fotógrafo e investigador barrosão/flaviense Fernando DC Ribeiro, que merece a vossa visita.

Em baixo está o link, que vos levará directamente para as minhas raízes, junto à nascente do Rio Rabagão. E mais além.

Link:

https://chaves.blogs.sapo.pt/o-barroso-aqui-tao-perto-codecoso-1655448

Votos de uma noite feliz

Barroso da Fonte


"A nossa aldeia de hoje do Barroso aqui tão perto é Codeçoso da Chã (às vezes também grafada como Codeçoso de Meixedo ou Codessoso). Por nós grafamos a aldeia com Codeçoso e o “apelido” da Chã, por de terras da Chã e porque em alguns documentos antigos assim aparecer grafada mas também, talvez a principal razão, para a distinguir de outra aldeia do concelho de Montalegre com o mesmo topónimo – Codeçoso do Arco, esta da freguesia da Venda Nova, enquanto que a nossa aldeia convidada pertence à  freguesia de Meixedo, hoje União de Freguesias de Meixedo e Padornelos. Contudo, ao longo deste post, vai aparecer apenas grafada como Codeçoso, e às vezes como Codessoso se assim estiver no texto original que transcrevermos.".



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os notáveis da vergonha...

Uma vergonha! Estes notáveis não vão acrescentar um voto (além do seu) a AJS. É que esta repentina peregrinação aos lugares sagrados dos xux...

Os mais lidos