sexta-feira, 22 de abril de 2022

O bando de Putin avança Europa adentro pela Moldávia

Do jornal de Noticias de hoje retirámos isto:

 

General russo admite objetivo de ocupar sul da Ucrânia e uma região da Moldávia.

Rustam Minnekayev revela que russos querem o controlo total do Donbass, de todo o sul da Ucrânia para bloquear comércio ucraniano no Mar Negro e chegar à Transnístria, onde "há casos de opressão da população de língua russa".

A Rússia aspira controlar totalmente o sul da Ucrânia e a região do Donbass, com o objetivo de estabelecer uma ponte terrestre para a Crimeia, que Moscovo anexou em 2014, afirmou esta sexta-feira o general russo Rustam Minnekayev.

"Desde o início da segunda fase da operação especial, um dos objetivos do exército russo é estabelecer o controlo total sobre o Donbass e o sul da Ucrânia. Isto permitirá garantir um corredor terrestre até a Crimeia", disse o Minnekayev, subcomandante das forças do distrito militar do centro da Rússia.

O general russo explicou que a concretização deste objetivo "vai permitir assegurar um corredor terrestre até a Crimeia e uma influência nas infraestruturas chaves da economia ucraniana, como os portos do Mar Negro, por onde são feitos os embarques de produtos agrícolas e metalúrgicos", afirmou, citado por agências russas, numa reunião com empresas de um complexo militar-industrial em Ecaterimburgo.ER

De acordo com Minnekayev, o controle do sul da Ucrânia também permitirá ajudar os separatistas pró-Rússia da Transnístria, que desde 1992 controlam um território da Moldávia na fronteira com o oeste da Ucrânia. "O controle do sul da Ucrânia também é um corredor para a Transnístria, onde também observamos casos de opressão da população de língua russa", disse o general.

A Moldávia é um pequeno país de língua romena que integrou a União Soviética e atualmente tem um governo pró-Ocidente.

 


Comentário:

Sobre estratégia (impedir a Ucrânia de acesso ao mar) o raciocínio deste general do bando de Putin é correcto. Mas a conversa fiada propagandística de observarem “casos de opressão da população de língua russa” é o mote para investirem a longo prazo no objectivo principal e inicial de Putin: tentar reduzir a Ucrânia a cinzas e sonhar de novo com o Império Soviético.

Não irá conseguir nem uma coisa nem outra porque o ódio que criou no Povo ucraniano com estes Crimes de Guerra e contra a Humanidade vai ser a barreira que o derrubará. Por outro lado, Putin e o seu bando arrastarão a curto prazo a Rússia para a miséria.

Mas o mundo livre tem que cerrar fileiras na ajuda da Ucrânia com armas ofensivas e poderosas, porque, pelos vistos, com o pretexto de ocupar Transnístria, tentarão penetrar através da Moldávia

Já não há duvida que este bando irá  utilizar armas nucleares - para já tácticas. Veremos futuramente o que se irá passar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

As escolhas...

 

Os mais lidos