terça-feira, 25 de janeiro de 2022

De quem é a culpa?

 

De vez em quando ouvimos aquele programa da TSF, que agora se chama “Principio da incerteza”. Como bons latinos, mudaram o nome ao programa. Manias…

Lobo Xavier continua a ser, talvez, o melhor comentador do rectângulo desde que deixou o politicamente correcto e Pacheco Pereira começa a ser mais assertivo. Quanto a Catarina Mendes está lá apenas para propagandear os xuxas!

Ontem, por acaso, ouvimo-lo. E, para nosso espanto, em vez da dona Mendes estava o dr. Basílio Horta. Porque a dona Mendes anda atarefada na ajuda ao dr. Costa. Ela, a Rosa Mota e outros tantos, como os sindicalistas disto e daquilo.

Esse programa, o de ontem, merecia um bom comentário, mas o nosso tempo não é o deles. Contudo, há um momento do mesmo que é divinal. A dado passo o dr. Basílio Horta vira-se para o jornalista e para os companheiros de rota e diz que em Sintra estão a produzir um programa de habitação social com cerca (se ouvimos bem) 2000 mil habitações. De louvar, se, de facto, é verdade. Louvado o programa, centremo-nos naquilo que nos parece relevante. Depois de anunciar o programa, o articulista acrescentou que cerca de 40% das pessoas que concorriam, auferiam uma pensão de cento e tal euros e que as restantes (60%) auferiam pensões de 200 e tal euros. Após este acrescento, com tom grave e sério, virou-se para todos e rematou: “É este o país que temos”!

Nenhum dos interlocutores o questionou. Talvez por educação e solidariedade com o “colega” de comentário. Ora se lá estivesse alguém que conhecemos, a pergunta ao autarca de Sintra não se fazia esperar: “E de quem é a culpa?. Não sei se sabe, mas vivemos há 47 anos em democracia”!

Talvez o dr. Basílio respondesse que a culpa é do Doutor Salazar ou do Doutor Passos Coelho …


Sem comentários:

Enviar um comentário

A baboseira ...

  Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Presidente da República declarou que Portugal “assume t...