terça-feira, 31 de agosto de 2021

Presidente Biden falou á nação americana e ao Mundo

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dirigiu-se esta terça-feira ao país para falar sobre o final de 20 anos no Afeganistão e todo o processo de retirada do território afegão que considerou "um extraordinário sucesso". 

Biden afirma que milhares foram retirados do país, apontando para uma percentagem de 90% de norte-americanos que conseguiram sair de Cabul. O presidente afirma que, para os que ficaram, a missão dos EUA não terminou afirmando que serão feitos acordos para retirar todos os que queiram sair do país em segurança. 
Sublinha ainda que toma "responsabilidade da decisão" justificando que "a escolha foi entre sair ou piorar a situação"

."Ontem [segunda-feira], os EUA enviaram uma mensagem clara para os talibãs cumprirem os compromissos de garantir o livre-.trânsito de quem quiser sair", sublinhou Biden garantindo que tudo fará para tirar quem queira abandonar o país. O presidente afirma ainda que o seu "antecessor fez um acordo com os talibãs para a retirada em maio" e que, se tivessem ficado mais tempo "voltaríamos à guerra e haveria muito mais mortes", defende. 

"Não concordo que pudéssemos iniciar o processo de retirada antes", explica. "Não há evacuação do final de uma guerra que possa gerir sem as complexidades, desafios e ameaças que enfrentámos. Nenhuma", acrescentou ainda. 

"Simplesmente não acredito que a segurança e a proteção da América sejam aprimoradas com o contínuo envio de milhares de soldados americanos e o gasto de biliões de dólares por ano no Afeganistão", continuou Biden. "Quando estava concorrendo à presidência, assumi o compromisso com o povo americano de que acabaria com esta guerra. Hoje honrei esse compromisso", disse.

"Acredito que esta é a melhor decisão, uma decisão sábia",


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os debates da segunda volta ...

  Esta segunda volta para as presidenciais de 2026, merece uma reflexão. Por mais simples que seja. Tanto o Dr. António José Seguro, como o ...

Os mais lidos