quarta-feira, 21 de julho de 2021

Escritos Reavivados

 

Por JORGE LAGE


Este é mais um título do saudoso escritor, Nuno Nozelos, publicado pela mão de Celeste Nozelos, viúva do escritor, que descobriu nas gavetas alguns dos seus escritos inéditos que editou em livro, ordenados por temas: “Escritos Reavivados”, “A Propósito”, “Fragmentos”, “Crónicas”, “Evocações Saudosas” e “Palestras”. Apresenta-se na capa com uma foto do Monte de S. Brás – Torre Dona Chama, em formato de livro de bolso, com 165 páginas e dividido em sete capítulos, sendo o luzidio prefácio do consagrado escritor trasmontano, Barroso da Fonte. 



A Revista Tellus n.º 38 (2018) e o Grémio Literário de Vila Real já lhe promoveram uma justa homenagem. Também os blogues, tempocaminhado e Netbila, e o Município de Mirandela ao criar o Prémio Literário Nuno Nozelos promoveram a obra do escritor. Nuno Nozelos, natural da Fradizela e desde novo ligado à Torre Dona Chama, foi técnico Superior de saúde e como escritor e jornalista (jornais e revistas) deixou-nos um rico legado. Do seu livro «Campo Aberto», segundo o prefaciador, os jornais, Correio do Minho, Diário do Minho, Século Ilustrado e Diário Popular falam desta sua produção literária, tendo este último lavrado que «Campo Aberto equivale a um grito dorido, inconformado e irónico, (…)

obra admirável que a SEC editou (…) um livro delicioso, em suma, a creditar Nuno Nozelos como poeta de fina têmpera e de largos recursos». Como contista, «”Gente da Minha Terra” (Pode ser apreciado na Livraria Cristina, em Mirandela), muito aclamado pela crítica» que teve quatro edições, sendo a última de 2018. Entre os autores maiores que aplaudiram esta obra estão: João Araújo Correia, Jerónimo de Castro, Barroso da Fonte, Fernando Namora e A. M. Pires Cabral. Barroso da Fonte, no seu primoroso prefácio, que aplaudimos e damos os parabéns, lembra que a obra de Barroso da Fonte, merecia teses de mestrados e que a correspondência dispersa merecia ser reunida em mais uma publicação. Parabéns à Dona Celeste Nozelos por nos permitir termos mais estas criatividades e memórias do Nuno Nozelos. Estarão de parabéns os leitores que adquirirem esta ou outra das obras de Nuno Nozelos, disponíveis na Livraria Cristina, em Mirandela.

in: NOTAS DE RODAPÉ (223) -  Noticias de Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.