quarta-feira, 9 de junho de 2021

Lentidão e doença da JUSTIÇA em Portugal e não só (2)

Reflexoes JBM _Junho _2021+c» Lentidão e doença da JUSTIÇA em Portugal e não só

 

J. Barreiros Martins Prof. Cat. Emérito Jubilado da Univ do Minho

 

Com a Pandemia que ainda temos, é ver a “guerra das vacinas”. Uns dizem que as vacinas da Pfizer Associada à Alemã BioTech é que são boas. Outros dizem que as vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca é que são boas. Entretanto, a Eslováqui comprou e aplicou a vacina Russa Sputnik V, ainda não aprovada pela EU, mas muito mais barata que as supraindicadas. E da guerra diplomática entre o Putin e os governantes da UE. Claro que a vacina Russa Sputnik V deve ser tão boa como as outras: Então para que servem os serviços da KGB actual que o Putin ampliou em todos os sentidos (financiamento, etc., etc..)? Ele anunciou publicamente há mais de um ano que esses Serviços de espionagem servem para defender os interesses da Rússia, não só Militares, mas os interesses Económicos e até os interesses PULHÍTICOS da Rússia, v.g., intervenções nas Eleições nos outros países, nomeadamente nas Eleições dos EUA e dos países mais importantes da EU. Portanto, a vacina Russa Sputnik V deve ser cópia da vacina da Pfizer, etc.. Para complicar mais as coisas está também no mercado mundial a vacina chinesa Sinopharm fabricada em Pequim. E essa deve ser tão boa como as outras porque, em matéria de espionagem, os chineses nunca ficaram atrás dos russos. Claro que, devido à guerra económica entre os EUA e a China, a difusão da venda da vacina chinesa Sinopharm na Europa e EUA vai ser mais complicada que a das outras vacinas acima indicadas. Mas a China tem quase todos os países asiáticos por conta dela (só lhe falta o Japão e e Taiwan). Por isso, tem meio mundo onde vender a vacina Chinesa que é bem baratinha. E ainda vai fazer alguns bons “truques” como por exemplo oferecer a Moçambique uma larga quantidade de vacinas (a troco de mais facilidades na Exploração de Petróle e Gás no norte de Moçambique, mas isso não é difundido, nem em Moçambique, nem em qualquer parte do Globo).



Nos últimos dois meses o Presidente Filipe Nyusi manteve contactos com o Presidente Xi Jinping para acesso à vacina Chinesa. O Presidente Filipe Nyusi terminou a mensagem com um agradecimento "ao Presidente Xi e ao povo irmão da República Popular da China".

Mas, Moçambique aguarda ainda pela sua parte no âmbito do mecanismo internacional Covax, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a qual fornece vacinas anti-Covid aos países mais desfavorecidos.

Claro que Moçambique precisa de contratar de emergência de profissionais de saúde para usar na vacinação.

Note-se que agora a Índia também fabrica vacinas no seu Instituto Serum, sob licença da AstraZeneca/Oxford .  

Angola recebeu, 200 mil doses de vacina Sinopharm contra a Covid-19, do Instituto Biológico de Pequim, doadas pelo Governo da China. As vacinas vão ser distribuídas por algumas províncias do país, segundo afirmou a ministra da Saúde angolana.
Sílvia Lutucuta. "É uma vacina muito boa, com uma eficácia de 79 por cento. Em alguns países, como Emirados Árabes Unidos, Marrocos e a própria China, essa eficácia é mais alta".

(Claro que, por razões diplomáticas a ministra da Saúde angolana não disse o que é que Angola deu à China em compensação por essa oportuna dádiva)

China tenta mostrar, com a 'diplomacia da vacina', que faz esforços para ajudar a imunização noutros países.

O Ministério de Relações Exteriores da China afirmou, que fornece vacina a quase 40 países da África, em acções que o titular da pasta descreveu como puramente altruísticas.

Esse tipo de acção tem sido chamado de diplomacia da vacina.

As doses foram doadas ou vendidas por preços mais favoráveis, disse Wu Peng, o director encarregado da relação da China com a África no Ministério de Relações Exteriores.

Para o ministro,” é evidente que é necessário garantir que os chineses sejam vacinados assim que possível, "mas para outros países em necessidade, nós nos esforçamos ao máximo para fornecer ajuda com vacinas", disse ele.

Os EUA foram acusados de estocar vacinas. O presidente Joe Biden fez o segundo anúncio sobre compartilhamento de doses — até agora, foram prometidos 80 milhões de vacinas nos próximos meses. O governo não disse quais serão os países que vão receber.

Os norte-americanos vão doar 60 milhões de vacinas da AstraZeneca (que não foi aprovada para uso no país) e 20 milhões de doses da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson (essas, sim, em uso nos EUA).

O Conselho de Segurança da ONU pediu para acelerar a entrega de vacinas de Covid-19 aos países da África. O continente recebeu 2% do total de doses já ministradas no mundo.

Uma declaração presidencial dos 15 membros de um conselho sobre temas ligados à África reiterou a necessidade de acesso igualitário, testes baratos para detectar a doença, tratamentos e vacinas.

A diplomacia da vacina da China tem sido bem-sucedida. Já foram acertados cerca de 500 milhões de doses a mais de 45 países, de acordo com a contagem da agência de notícias Associated Press.

A China tem quatro fabricantes de vacinas. Eles afirmam que têm capacidade de produzir ao menos 2,6 bilhões de doses este ano — todas elas feitas com tecnologias mais tradicionais, a de vírus inactivado (outras vacinas foram feitas com RNA mensageiro ou adenovírus, que têm outras formas de agir).

O Egipto vai começar a produzir a Sinovac em junho 2021.

Wu, do Ministério de Relações da China, afirmou que só o auxílio não vai resolver os problemas de vacina da África, e que é preciso apoiar a produção local.

Pelo que fica dito a Vacina Chinesa é mais uma arma nas mãos do Chefão Xi Jinping para tentar dominar o Mundo, sem usar as armas de guerra que também tem.

(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O bluff de Ventura

André Ventura com o bluff que criou, contribuiu para uma coisa: a partir de 2026 o PAR será socialista. Ou seja, André Ventura entregou a Pr...