Reflexões_
Maio, 2021 _b "A falta de Acordos Técnicos Internacionais e os Grandes
Prejuízos daí Derivados"
J. Barreiros Martins Prof. Cat. Emérito Jubilado da Univ. do Minho
Lâmpadas de rosca grossa e Lâmpadas de
rosca fina
É
Inadmissível que em 2021 os fabricantes não tenham chegado a acordo
quanro ao fabrico de Lâmpadas de rosca, naturalmente a Lâmpadas de rosca fina que, em princípio devem ser mais baratas. Assim, o utente, se não está bem provido de Lâmpadas de rosca grossa e Lâmpadas de rosca fina em armazém, pode ficar sem luz, por ventura onde ele faz mais falta.
Tomadas de corrente eléctrica para 220
Voltes e tomadas de corrente eléctrica para 110 Voltes
Nos EUA e no Brasil, pelo menos, a corrente eléctrica é de 110 Voltes e há aparelhos, de barbear, por exemplo, que só trabalham com corrente eléctrica é de 220 Voltes. Então um homem que europeu se quer barbear num hotel do Brasil, não pode usar a sua maquina de barbear que só trabalham com corrente eléctrica de 220 Voltes.
Parafusos de passo de rosca milimétrica, Parafusos de passo de rosca inglesa e , Parafusos de passo de rosca dos EUAÉ
um problema muito importante
Num
laboratório existe uma máquina, por ventura muito cara, onde se partiu uma peça
com parafusos de passo de rosca inglesa. A peça não pode ser substituida por outra com parafusos de passo
de rosca milimétrica. Um parafuso de passo de rosca inglesa de (1/32)*25,4mm
(1polegada)=0.79375mm não pode e ser substituído por parafuso de passo de rosca
de 1mimlímetro.
Isso
causa enormes problemas, pois no mercado podem já não existir parafusos de
passo de rosca inglesa e a máquina fina inutilizada.
Poderá haver um bom torneiro especialista em prozir num torno especial parafusos de passo de rosca inglesa, mas será excepcional.
Carros ligeiros com volante à direita e
Carros ligeiros com volante à esquerda
No
Reino Unido (UK) os carros circulam pela mão esquerda, enquanto na Europa os
carros circulam pela mão direita. Daí que os condutores de carros europeus
tenham sérias dificuldades e perigos em circularem no UK com carros
europeus. E vice versa: os condutores de carros europeus terão sérias dificuldades e perigos em circularem no Europa com carros ingleses.
As diferentes bitolas nas linhas férreas
da Europa, dos EUA, da Índia, etc.
Há
mais de 50 anos que os governos dos países europeus tentam chegar a acordo
quanto a uma bitola única nas linhas férreas da Europa, a chamada
“Bitola
Europeia” (1435 mm= cinco pés
portugueses) , tida como “Bitola Internacional”. A Espanha tenta há 30 anos e começou a transição da sua rede
ferroviária
de bitola de 1668 mm (seis pés castelhanos) a bitola europeia, em 1988. Portugal ainda não começou,
São bem visíveis e sofríveis
Em Portugal bitolas nas linhas férreas
Linha do Douro/Linha do Corgo, tem 4 carris paralelos para fazer a ligação entre as duas linhas com bitolas de 1668mm e 1000mm.
Linha
do Minho/Linha de Guimarães, Troço/trecho Trofa-Lousado.
tem 4 carris paralelos com bitolas de 1668mm e
1000mm.
Bitola
da linha do algarve 1668mm
Bitola
da linha do Norte i668mm
Bitola
da linha do Oeste 1668mm
Bitola da linha Beira Baixa 1668mm
Bitolas na Europa
Linha
Larga em Portugal e Espanha » bitola Ibérica » 1668mm
»
bitola Normal Europeia »» 1435mm »
»
bitola Larga Russa »» 1524mm »
Bitola estreita Portuguesa e Europeia 1000mm
Como
se vê o desacordo entre países europeus quanto à bitola de linhas férreas ainda
é muito grande apesar de haver uma (des)UNIÂO Europeia.
Assim,
uma pessoa que queira viajar de comboio na Europa terá, muita vezes,
Até no mesmo Pais, EUA e Brasil, há queixas contra as diferentes bitolas nas linhas férreas.
Manómetros que medem a pressão no
interior dos pneumáticos dos carros
Manómetros
que medem a pressão no interior dos pneumáticos dos carros
em
bares e Manómetros que medem a pressão no interior dos pneumáticos dos carros
em libras/polegada quadrada
Prejuízos
para os utentes que não sabem da equivalência de 1 bar quantas libras/polegada
quadrada dá.
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