terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Prémio Carreira para Cláudio Carneiro

 

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem vindo a atribuir o Prémio Literário, de carreira e até investigação, patrocinado pelo Professor Adriano Moreira, aos autores transmontanos que têm apresentado a sua obra na sede da agremiação.

A situação pandémica tem evitado qualquer tipo de actividade do género, e para não deixar cair tão nobre iniciativa, enquanto a situação se mantiver, atribuirá apenas o Prémio Carreira.

Noticiámos recentemente a atribuição desse prémio a Jorge Lage. Por lapso não noticiámos a atribuição do mesmo a Cláudio Carneiro, pelo qual nos penitenciamos.

Nunca é tarde para emendar um erro, quando o mesmo não é intencional. E como diz o vulgo: "Vale mais tarde do que nunca".

Segue a acta da direcção da agremiação, atribuindo o Prémio ao escritor de Macedo de Cavaleiros:

 

PRÉMIO LITERÁRIO PROF. DOUTOR ADRIANO MOREIRA

ACTA

 

Aos 14 dias do mês de Dezembro de 2020, na sede da CTMAD em Lisboa, pelas 16 horas, reuniu o júri do Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, designado pela Direcção, para decidir sobre a atribuição do Prémio de Carreira ao escritor Cláudio Amílcar Carneiro, de Chacim, Macedo de Cavaleiros, onde nasceu em 8 de Maio de 1931.

Foi analisada a vida e obra do escritor, que até à idade adulta foi agricultor, lavrador, pastor e boieiro, que “dormiu no campo e aprendeu a auscultar os segredos da terra-mãe”, marcas indeléveis de uma personalidade simples, que passou para a escrita esta vivência forte da ruralidade.

Cláudio, o “genuíno”, no douto dizer do seu professor Dr. Altino Cardoso, começou a escrever mal aprendeu as artes da escrita, logo após ter feito a 4ª classe regimental em Bragança. Foi jornalista em Goa, durante o serviço militar, em 1955. Completou depois o 7º ano dos Liceus e frequentou o curso de Direito. Colaborou com muitos jornais e revistas e dirigiu o jornal de Guimarães “Poetas e Trovadores”.

 Ver Foto 

Publicou o seu 1º livro de poemas Relíquias do NE Transmontano em 1996, seguido de A Serra de Bornes, Chacim e Balsamão, poemas, em 1997, Pelo NE de Trás-os-Montes, contos, em 2001, Vivências Inesquecíveis, romance biográfico, em 2005, Reminiscências do Olvido, contos e viagens, em 2011, O Sacerdote Adriano Botelho, romance, em 2013, O Despertar da Alma Portuguesa, sonetos, em 2017, Diálogos com Deus, em 2019, Cantares de Trás-os-Montes, em 2019 e Contas da Minha Aldeia, em 2020.

Consta das Antologias “Poetas de Sempre, III e IV”, de Barroso da Fonte e “Gentes e Lugares”, da ALTM. É citado no “Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos”, de Barroso da Fonte e na “Bibliografia do Distrito de Bragança”, de Hirondino Fernandes. É sócio da CTMAD, da SPA, da ALTM e do Grémio Literário de Vila Real.

A sua já vasta obra jornalística e literária, nos campos do romance, conto, viagens e poesia, com relevo para esta e destaque para o soneto, tem o ponto alto exactamente no livro de sonetos “O Despertar da Alma Portuguesa”, onde se credita como um exímio sonetista.

O Júri, após analisar a obra jornalística e literária deste grande autor transmontano decidiu por unanimidade conferir o Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, de Carreira, ao escritor CLÁUDIO AMÍLCAR CARNEIRO.


Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tel: 217939311 Tlm: 916824293

Campo Pequeno, 50 - 3º Esq.

1000-081 Lisboa

http://ctmad.pt/


1 comentário:

  1. Um abraço de parabéns ao ilustre escritor, Cláudio Carneiro, de Chacim - Macedo de Cavaleiros e a residir na Amadora.
    Como muitos de nós subiu a pulso a nodosa corda da vida. Para mim é mais um digno e ilustre macedense, entre tantos outros, como: Camilo de Mendonça, Adriano Moreira, A. M. Pires Cabral, Rui Cabral, João de Deus Rodrigues, entre outros.
    Os meus parabéns caro Cláudio Carneiro.

    ResponderEliminar

Momento em que três reféns israelitas são entregues pelos TERRORISTAS do HAMAS à Cruz Vermelha Internacional

As reféns que foram libertadas hoje. Vivas. – Romi Gonem, feita refém no festival Nova – Emily Damari, inglesa- israelita raptada da sua cas...