Atribuição do Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira
Cara/o Associada/o,
A Direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto-Douro tem o prazer de a/o informar que atribuiu o Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, de Carreira”, ao escritor Dr. Jorge Joaquim Lage, de Chelas, Mirandela.
Escritor dedicado ao estudo sobre a “castanha” ´é hoje considerado um dos seus maiores especialistas, da sua história, cultura e tradições.
Partilhou o que descobriu em livros como “Memórias da Maria Castanha” e valoriza cada nova descoberta como uma preciosidade, com destaque para o seu primeiro livro “A Castanha Saberes e Sabores” , e “Castanea, uma dádiva dos deuses”, tendo coroado esta saga literária, em 2020, sobre as suas memórias deste fruto divino, como coordenador dessa obra monumental “Quem me dera cá o tempo – Antologia da Maria Castanha”, inscrita em cinco publicações” que lhe confere um estatuto especial no País.
Ainda sobre os falares locais publicou “Falares de Mirandela”, Mirandela Outros Falares” e co-autor do “Mirandelês”.
O Júri, após analisar a obra jornalística e literária deste grande autor transmontano, decidiu por unanimidade, conferir o Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, de Carreira, ao escritor Jorge Joaquim Lage
Foto Jorge Lage
Capa Livro Maria Castanha
Capa Livro Quem me dera cá o tempo
Saudações transmontanas,
A Direção da CTMAD
Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tel: 217939311 Tlm: 916824293
Campo Pequeno, 50 - 3º Esq.
1000-081 Lisboa
http://ctmad.pt/
Foto Jorge Lage
Capa Livro Maria Castanha
Capa Livro Quem me dera cá o tempo
Saudações transmontanas,
A Direção da CTMAD
Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tel: 217939311 Tlm: 916824293
Campo Pequeno, 50 - 3º Esq.
1000-081 Lisboa
http://ctmad.pt/
Actualizado a 22/2/2021
Muitos parabéns ao júri e ao consagrado investigador Jorge Lage! Que se inspire e dê mais obras etnográficas transmontanas à luz!
ResponderEliminarObrigado amigo!
EliminarOs meus parabéns ao autor transmontano Jorge Lage por este merecido Prémio Literário, que assim enaltece o seu incansável e devotado labor de pesquisador e escritor, cuja obra nos esclarece sobre a cultura e tradições da Região a que pertence. E que esse labor e inspiração prossigam com novas edições.
ResponderEliminarObrigado! O sucesso também é dos amigos.
EliminarJorge Lage trabalhou afincadamente no tema - que lhe é querido e condizente com as suas raízes - a Castanha e o Castanheiro e foi merecidamente reconhecido pela atribuição deste prémio Professor Doutor Adriano Moreira.
ResponderEliminarParabéns e votos de felicidades para outros projetos literários.
Júlia Serra
Minha amiga, Prof.ª Júlia! Tem-me ajudado tanto que lhe estou penhorado para sempre. Bem-haja!
EliminarMuitos Parabéns ao estimado Amigo e excelente Autor de vasta obra, por este Prémio tão justamente atribuído. Um forte abraço
ResponderEliminarJ. A. Bento Soares
Senhor General! Os amigos, como o Senhor, ajudam-me muito e a distinção a todos pertence.
ResponderEliminarParabéns, Jorge.
ResponderEliminarPrémio justíssimo para quem sempre se dedicou à investigação e escrita de forma incansável. As nossas partilhas e amizade construída através do projecto PROSEPE e dos nossos Clubes da Floresta permitiram-me ganhar um amigo que desejo seja para toda a nossa vida. Um forte abraço, por agora à distância, e saudações prosepeanas. José Alberto
Até que enfim o Sr.Doutor é premiado! Já não era sem tempo.
ResponderEliminarDão prémios chorudos a tudo que seja livreco de prosa apoetada ou de poesia emprosada e que é quase sempre uma espécie de ficção abstracta... por vezes, se formos analisar bem, plagiados! E tudo que é património material da nossa terra e que contribua para reconhecermos e apreendermos os valores que ainda possuímos, esses vão-nos deixando ao desleixo.
Parabéns Sr.Doutor e que venha o próximo que está na "forja"!
Muita saúde...
Muitos parabéns, amigo Jorge Lage. Vale mais tarde que nunca e eu acho que este prémio peca por tardio. Mas mesmo assim é o justo reconhecimento da vasta e valiosa obra publicada, onde os valores das nossas terras transmontanas são o fio condutor. Bem haja pelo seu laborioso percurso.
ResponderEliminarFico muito feliz com esta notícia. Como é bom ser reconhecido pelos conterrâneos e com um Prémio com o nome de uma Pessoa que muito estimo, o Professor Adriano Moreira que tive o grato prazer de conhecer pessoalmente, quando ele veio à Madeira proferir uma palestra há uns bons anos (mais de 10, seguramente).
ResponderEliminarMuitos parabéns, Dr. Jorge Lage, por este merecido reconhecimento que certamente lhe dão alento para continuar a aprofundar este tema que lhe é tão fascinante e que nos fascina, a castanha e o castanheiro.
Um bem haja.
Um abraço!