quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Peixes do Rio Minho


VIRGÍLIO   GOMES
Título: Peixes do Rio Minho – Receitas com História
Autor: João Guterres
Editor: Edições Afrontamento e Cooperminho
ISBN: 9789723617993


Um livro invulgar com história, tradições e receitas:

Possivelmente devido ao confinamento a que fomos submetidos, e em boa hora, só agora me deparei com este livro que adquiri de imediato. O Rio Minho é o elemento principal, descrevendo os seus peixes, mas também o Rio Minho serve com espaço geográfico para descrever tradições alimentares. Conheci o autor há uns anos e, por isso, mais rápida a compra por saber que é uma pessoa de alto conhecimento, metódica e exigente na forma como investiga e conta o receituário.
O livro começa com um texto “Um Livro para o Futuro”. Promissor. Depois o Prefácio, o Prólogo, e para abrir o entusiasmo leitor, a identificação das espécies do Rio Minho. No capítulo Introdução, quatro textos deliciosos que nos levam à Valença raiana, à Cozinha nas casas de Valença, aos Pericos (frutos), e ao Rio Minho: profecias, crenças e rituais dos nossos pescadores. Tudo o que eu gosto!
Segue-se um capítulo sobre Pão e Caldo Verde (evidência das tradições locais, poesia em prosa), e o capítulo do título do livro Os Peixes do Rio Minho (lampreia, meixões, enguias, salmão, sável, savelha, truta, muges e robalo) com textos para cada um com a história e tradição e também receitas.
Mas o livro não se fica por aqui. Vem ainda um capítulo sobre Bacalhau; mais um sobre Outro Pescado do Mar (berbigão, carapaus, pescada, polvo, arenques, bogardos, marmotas e solha) também para cada um texto sobre a história, curiosidades e a tradição local; e um final sobre Pescado em Escabeche.
Um livro muito interessante, com conteúdos de grande utilidade e para o conhecimento. Deveriam todos os profissionais lerem antes de ir para a cozinha cozinhar pescados. Além dos ensinamentos que obtemos, o livro é graficamente bem feitos e com excelentes fotografias. Temos muita falta deste tipo de livros.

Parabéns ao autor e aos promotores do livro.
© Virgílio Nogueiro Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poemeto de Natal às minhas Amigas e Amigos

Esta é a minha mensagem de Natal   Na rota dos 900 anos de Portugal (24 de Junho de 2028) dedico este poemeto ao fundador da Lusofonia D. Af...