Tamanho: 29x21 cm
Páginas: 156 (com fotos a cores)
No âmbito da ação editorial
implementada, desde 2005, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da
Universidade do Algarve, a colecção Promontoria Monográfica História da Arte
afirma-se no contexto nacional por editar exclusivamente estudos sobre
retábulos, importante equipamento litúrgico e arquitetónico utilizado durante
séculos nos diversos locais de culto.
O presente número, o
décimo quarto, debruça-se sobre os retábulos na Diocese de Lamego. A
metodologia usada é idêntica à dos anteriores números dedicados a outras
Dioceses, concluindo-se que esta região é detentora de um património retabular
de relevo, executado por artistas locais e por profissionais oriundos dos
centros produtivos vizinhos, predominando a influência dos bispados de Braga e
do Porto.
Por fim, felicitamos os três
investigadores que executaram este estudo: Francisco Lameira, iniciador e
coordenador desta coleção que tem vindo a divulgar e melhor entender a
problemática do retábulo em Portugal; Pedro Vasconcelos Cardoso, que se tem
debruçado sobre essa temática nesta Diocese, região onde usufrui de residência
temporária e José João Loureiro, habitual colaborador neste processo de
inventariação e estudo do retábulo do Mundo Português.
COLECÇÃO: Promontoria
Monográfica História da Arte 15
Tamanho: 29x21 cm
Páginas: 148 (com fotos a cores)
O volume nº 15 da coleção
'Promontoria Monográfica | História da Arte', que vem sendo criteriosamente
dedicada à retabulística portuguesa, com coordenação do historiador de arte
Francisco Lameira e edição do Departamento de Artes e Humanidades da
Universidade do Algarve, tem como tema o conjunto de retábulos existentes na diocese
de Leiria-Fátima.
Trata-se de uma iniciativa a
saudar vivamente. O volume, que conta com a colaboração dos também
historiadores de arte José João Loureiro e Virgolino Ferreira Jorge, demonstra
mais uma vez as qualidades que vêm norteando esta linha editorial sob todos os
pontos de vista inestimável: recensear existências e perdas, estabelecer
conhecimentos, analisar e descrever formas e tipologias, contribuir para a
salvaguarda de alguns espécimes em estado de conservação mais frágil,
recomendar cuidados preventivos e intervenções de restauro com critério
científico e, em suma, valorizar um acervo patrimonial de grande interesse
nacional, a nível religioso e não só.
In
Apresentação
Vítor
Serrão
ARTIS –
Instituto de História da Arte
Faculdade
de Letras da Universidade de Lisboa
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