segunda-feira, 22 de junho de 2020

A bela Flora vandalizada


FLORA era uma das divindades latinas mais antigas. Segundo Varrão, estava entre as doze a quem o rei sabino Tito Tácio tinha mandado erigir um altar em Roma. Flora representava o eterno renascer da vegetação na Primavera. Presidia, portanto, à floração de todas as plantas. Estas e outras informações podem ser retiradas em dicionários como o de Pierre Grimal, ou o de Constantino Martinez.
José Marques Loureiro nascido em Besteiros, distrito de Viseu, em 1830, faleceu no Porto em 1898. Horticultor e floricultor, criou e dirigiu o «Horto das Virtudes», tendo sido laureado nas exposições a que concorria.
A 20 de Agosto de 1904 foi inaugurada no «Horto das Virtudes», uma estátua de Flora, juntamente com um busto de JML, de autoria do escultor Teixeira Lopes (filho). Precisamente para homenagear José Marques Loureiro.
O que é que Flora tem a ver com o racismo e a escravatura? Nada! Mas também a bela Flora (do Porto) foi vandalizada pelos vândalos (SELVAGENS) das seitas esquerdistas, fascistas e estalinistas…

1 comentário:

  1. Nas estátuas ainda é como o outro ..., o pior é se o fazem ás pessoas reais!

    ResponderEliminar

Amanhã, V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, encerra em LAMEGO

Ao encerrar o Congresso seá lida uma mensagem de Sua Exª o Senhor Presidente da República   https://www.cm-lamego.pt/noticias-do-municipio/n...