quarta-feira, 18 de março de 2020

Um avô exemplar


JORGE LAGE
Um avô exemplar – A maioria da nossa gente católica fica-se pelo conforto e cavalga a onda do politicamente correcto ou do pensamento único. Comporta-se quase como autómatos, seguindo, como rebanho adestrado, as vulgaridades e inconsistências de «meia-dúzia de iluminados». Mas nem todos são assim. Há quem seja modelo para as famílias cristãs e amigos. Dizia-me, antes do Natal, o amigo juiz, Jorge Santos, de Murça: «(…) Um gosto ler o seu email. Também estou a viver o advento como preparação espiritual para o Natal do Menino Jesus. Por Lisboa, Guarda (com lindíssima decoração natalícia cristã envolta em nevoeiro e frio de rachar...), Oeiras...temos oferecido música de Natal com o coral Stela Vitae.
Com os meus netos erigimos na sala um pinheiro natural alto até ao teto, construímos um presépio sugestivo e afixamos na fachada da minha casa um painel com o Menino Jesus pintado por Rafael. A ceia tradicional à transmontana será precedida de leituras bíblicas dos profetas, do Evangelho, poemas de Natal e orações espontâneas pelos vivos e pelos que já passaram a porta para um outro mundo. Cantaremos canções de Natal que para isso tenho as lindas vozes juvenis dos meus netos. À lareira declamaremos O Lavrador da Arada, Barca Bela, Os Pobrezinhos, O Presépio, O Jeirinhas, Palra a Pega e o Papagaio... Jogaremos ao rapa-tira-deixa-põe e ao par e pernão. E irei cantar a missa do galo à Igreja de S. João do Estoril. No dia seguinte iremos todos à missa de Natal. Que viva um Santo Natal e que tenha algo de pessoal para oferecer ao aniversariante. (…)». Que este amigo nos sirva de exemplo para o próximo Natal em família. Vou tentar fazer do meu próximo Natal um momento da cultura tradicional e imaterial e mais cristão. Fico o desafio, também, para si, amigo leitor. Tome nota e mãos-á-obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As crianças serão racistas?