quarta-feira, 18 de março de 2020

Comer bem, em Mirandela

JORGE LAGE

Image result for bolachas de salComer bem, em Mirandela – Às vezes passo por Mirandela de raspão e pouco tempo tenho para comer. Outras vezes, prefiro levar uma bucha ligeira e uma fruta e a refeição faz-se em cinco ou seis minutos e vou à vida. Também me sucede bater com o nariz na porta ou a porta de entrada já estar atravancada com os que aguardam a vez para comerem. Quando deparo com alguma adversidade é frequente meter meia-dúzia de bolachas à boca e acabo por ficar melhor do que com uma «gordurosa refeição de farta burros». Na primeira metade de Dezembro último, passei por Mirandela sem tempo para demoras e deitei contas à vida, acreditando que o Manel, no Restaurante Cem Maneiras, me ia servir bem, como de costume. Podem-me dizer que todos atendem bem, mas nem todos o fazem com o mesmo calor humano. Uns «embebedam-se» com a casa cheia; outros julgam-nos dos que serve tudo; outros apresentam uma galdromada que nem pagando-me comia a bodega que me põe (aconteceu-me para os lados do Mourel), mesmo não podendo comer o que veio para a mesa quebraram-se da refeição; e outros acomodam-nos a monte como se pertencesse a uma camarada de segadores de antanho (nas Amoreiras). Pois bem, o Manel não se limita a apresentar os pratos e por condicionalismos da minha mulher, veio à nossa mesa e em segundos acordamos o que íamos comer. O meu prato de javali estava um espanto. A maçã assada era divinal. A decoração pedagógica que tem na parede, só por si, merece uma visita. Nunca me arrependo das boas escolhas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

As crianças serão racistas?