sábado, 1 de fevereiro de 2020

Os cleptocratas angolanos

Image result for o clã dos santos"

O que o clã dos Santos fez à nação Angolana e ao seu povo, sociologicamente não apresenta novidade alguma. E politicamente também não. Não existe nenhum “chefe de Estado” africano que tenha sido colocado no poder depois da independência do respectivo Estado (entre os anos 60 e 70 do século passado) que não tenha roubado o seu Povo e a sua Nação. Com a conivência dos estados e dos bancos europeus, que sempre souberam da roubalheira e aceitavam esses investimentos produto de ladroagem.
A lista dos “chefes de Estado” africanos que roubaram as suas nações é enorme, mas lembremos um que ainda se mantém no poder.
Francisco Macias Nguema, em 1968, quando a Guiné Equatorial se tornou independente, matou milhares dos seus cidadãos. Depois de assumir o poder, declarou-se presidente vitalício, baniu a religião e promulgou o slogan “Não há outro Deus a não ser Macias Nguema”. Teodoro Obiang, seu sobrinho, montou um golpe de estado e mandou-o executar por um pelotão de fuzilamento. Desde 1979 que Obiang “governa” o país. E é um estado execrável onde se cometem os piores crimes contra a Humanidade. Toda a gente sabe, mas ninguém faz nada. Na véspera da sua independência era um dos países mais prósperos de África!
cleptocratas
Em 2006, a revista Forbes colocava Obiang em 8º lugar entre os mais ricos. Era preciso grande inteligência para perceber de onde lhe vinha a fortuna? Da roubalheira aos cofres do seu próprio país!
O seu filho Teodorin, seguiu as pisadas do pai e fez fortuna própria. Coloca a sua fortuna nos bancos americanos através de empresas fantasma criadas pelo seu advogado, Michael Berger. Mas todos sabem que esse dinheiro é roubado, mas aceitam-no. Como aceitaram o dinheiro de cleptocratas do Gabão e da Nigéria.
Sabe-se como o presidente Abacha da Nigéria enriqueceu. Roubando os cofres do estado que então começara a produzir petróleo. Depositou o dinheiro em offshore organizadas por ocidentais, e em bancos ocidentais. E todos os bancos sabiam da origem do dinheiro.
Os Africanos apenas se podem queixar, nestes últimos 50 anos, dos seus próprios governantes cleptocratas, que os roubaram indecentemente, e deles próprios.
Isabel dos Santos e o clã dos Santos em Angola, como todos sabiam e sabem, não foram diferentes dos outros cleptocratas africanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Jornais de Viseu destacam Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro

  https://www.jornaldocentro.pt/lamego-recebe-encerramento-do-congresso-de-tras-os-montes-e-alto-douro/ https://www.noticiasdeviseu.com/v-co...