sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Na terra de São João de Deus



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra   
   
São João de Deus é um Santo português que faleceu em Granada (Espanha) a 08 de Março de 1550. Padroeiro dos hospitais, dos enfermeiros, dos doentes e dos bombeiros. Nasceu em Montemor-o-Novo e, foi um homem que encontrou Deus no amor ao próximo. Foi na terra deste bem-aventurado que fui passar uma semana de repouso e descanso mental juntamente com um punhado, um bom punhado de fraternais amigos que muito bem me acolheram e ajudaram a conviver e aprender coisas novas que sempre se apreendem quando se quer aprender.
Não vou falar mais deste santo que dele já falei noutras ocasiões, mas antes de São Josemaria Escrivá, o fundador do Opus Dei, cuja Obra nasceu em 1928 e fez no passado dia 02 de Outubro 91 ano. O que quer  dizer que tivemos festa nesse dia, e sem grandes rodeios vou contar do que constou: Não são mãos largas estes membros da Prelatura, já que foram educados por um Santo que recomendava aos seus filhos e filhas da Obra que fossem moderados no comer e beber, pois a casa era de família pobre e com muitos filhos para alimentar.
E esta lição ficou e é regra da casa. Um cálice de vinho, um docezinho feito pela Administração do Centro de Almansor e a celebração por aqui ficou. Até porque o importante é a oração, dado que quem para aqui vem não espera outra coisa senão isso mesmo. Muito estudo e bons conselhos, de política não se fala e fica ao critério de cada consciência.
 E lá fui encontrar um velho amigo com quem me encontrei o ano passado em Enxomil, o Dr. António Damásio, e tantos outros que como eu, já contamos bastantes “anecos” nestas andanças….

Sem comentários:

Enviar um comentário

Historiadores devem convergir em 2028

Dia 25 de dezembro último faleceu, com 77 anos de idade, Manuela Mendonça que se manteve no cargo de Presidente da Academia Portuguesa de ...

Os mais lidos