sábado, 5 de outubro de 2019

Dois livros de João de Deus Rodrigues


De "Burros?, Sim, mas só de nome!", agora em segunda edição, destaca-se sinopse da WOOK: 

Neste livro, o autor encanta-nos pela forma direta, simples e argumentativa como, ao longo do texto, vai contrariando e desmontando os preconceitos fortemente enraizados na cultura popular de que no animal conhecido por "burro" a inteligência escasseia, a teimosia é muita, a agilidade fraca e a tristeza uma constante forma de estar.
Como entender uma ligação tão íntima a este animal e esta obstinação pela alteração dos epítetos que rotulam "o burro", que tão úteis e prestimosos trabalhos "prestou" ao ser humano? Tudo reside, se apoia e sustenta na ligação profunda do autor à sua terra, às gentes, aos costumes e tradições, à simplicidade dos modos de vida rural e, por fim, aos animais indissociáveis dessas formas de viver no campo.
[…]
É esta forma apaixonada como o autor nos conduz ao longo do livro, com relato na primeira pessoa de todas as suas experiências, que também nos aproxima afavelmente deste animal e nos apaixona pela nobre causa da preservação do "burro" como forma de mantermos algo de nós próprios nesta comunhão com a terra e a natureza e com as suas diversas formas de manifestação.
Devemos estar gratos ao autor, João de Deus Rodrigues. [José Ribeirinha Diniz da Costa]".

"Travessia" é o novo livro de poemas do autor macedense, que irá ser apresentado a público, no dia 25 de Outubro, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, pelo coronel Jorge Golias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Historiadores devem convergir em 2028

Dia 25 de dezembro último faleceu, com 77 anos de idade, Manuela Mendonça que se manteve no cargo de Presidente da Academia Portuguesa de ...

Os mais lidos