segunda-feira, 1 de abril de 2019

Programa Mês de Abril de 2019- CTMAD

Programa Mês de Abril de 2019
Cara(o) Consócia (o),

A Direção da CTMAD procede ao envio do seu Programa de Atividades para o mês de Abril de 2019!
Durante este mês destacamos as aulas de Mirandês, a apresentação do Livro "JUDEUS - Navarros de Lagoaça", a nossa Festa do Azeite, do Folar e do Fumeiro, bem como, a Sessão Comemorativa do 25 de Abril de 1974.
O Programa está em anexo com as datas e horas para ser consultado!

Ver Programa Abril de 2019

Antes da data de cada sessão ou evento procedemos ao envio do respectivo Programa!
Divulguem as nossas actividades!
Tragam um novo sócio para a CTMAD!
Páscoa Feliz de 2019!

A Direcção da CTMAD,
Saudações transmontanas,

Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tel: 217939311 Tlm: 916824293
Campo Pequeno, 50 - 3º Esq.
1000-081 Lisboa
http://ctmad.pt/





A imagem pode conter: 1 pessoaJudeus - Os Navarros de Lagoaça

Ao longo de três anos de investigação intensa, Filipe Pinheiro de Campos, com a colaboração de António Maria de Assis, percorre dezassete gerações de uma família estabelecida em Trás-os-Montes desde os alvores de Quinhentos.
De negociantes de sola, rendeiros e lavradores a negociantes de grosso trato, capitalistas, burgueses nobilitados e fidalgos de velha estirpe, de juristas, médicos, artistas a políticos que povoaram a nossa história comum, é o espaço da Terra Quente Transmontana o primeiro cenário de toda esta trama familiar que daí flui para terras da Beira Alta, Cima Côa e Vale da Vilariça e para os centros urbanos de Lisboa e Porto.
A família em apreço origina-se num casal de cristãos-novos que, oriundos de terras castelhanas por força do édito dos Reis Católicos, se estabeleceu na vila de Mogadouro, a escassas dezenas de quilómetros da fronteira com o país vizinho, onde se dedicaram ao negócio de solas e tiveram ofícios de rendeiros e lavradores. A partir deste centro geográfico, os primeiros ramos estabelecem-se em freguesias próximas – Vilarinho dos Galegos e Lagoaça –, das quais surgem
os diferentes ramos em estudo.
No presente trabalho que, como se referiu, em muitas das linhas atinge as dezassete gerações, aborda-se um conjunto de famílias, ligadas entre si por um antepassado comum, que são reputadas em diferentes campos da sociedade e da história nacionais. De entre os inúmeros membros desta família destacam-se políticos, jurisconsultos, escritores e artistas em diferentes áreas como o Conde de Lagoaça, o Barão de Vila Nova de Foz Côa, o Conde de Castro e Solla, Augusto Moreno, João Hogan, Vasco Graça Moura, Ana Maria Magalhães, a família de António de Almeida Santos, Artur Camacho Lopes Cardoso e António Lopes Cardoso, a família de Armando de Mattos entre tantos outros.
A edição com 1860 páginas, no formato de 17 x 24 cm, está estruturada em 4 volumes. Profusamente ilustrada, com mais de 500 imagens a cores e a preto e branco, terá uma tiragem limitada de 500 exemplares. O preço de venda ao público será de 103,77€. Efetuando a sua subscrição até ao próximo dia 8 de Janeiro de 2019 poderá usufruir de um desconto de 10% ficando o preço em 93,40€ (acresce os portes de envio a nível nacional e internacional, Brasil). Na aquisição do conjunto dos 4 volumes receberá, como oferta de cortesia, uma caixa/arquivo para acomodar os referidos volumes. Na edição, caso pretenda, constará o nome do subscritor ou o que prefira indicar-nos para a lista dos subscritores. A subscrição só será considerada mediante o pagamento do valor indicado.
O lançamento da obra decorrerá na primeira quinzena de Fevereiro, em Lisboa.
Para fazer a subscrição basta enviar uma mensagem através do click "Enviar Mensagem", contactar através do email colibri@edi-colibri.pt ou pelo telefone +351 219 317 499.
Edições Colibri, Apartado 42 001 – 1601-801 Lisboa - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ucrânia assinalou ontem, 90 anos do Holodomor

     https://pt.euronews.com/2023/11/25/ucrania-assinala-os-90-anos-do-holodomor   Fomos mortos por sermos ucranianos