domingo, 7 de outubro de 2018

Ares do Norte


Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

Como já divulguei de 24 a 30 de Setembro pp estive nos arredores do Porto numa atividade de formação que decorreu no Centro de Convívios de Enxomil. Nunca ali tinha ido, apesar de já há décadas saber da sua existência. O espaço é paradisíaco e a companhia de quem o frequenta acolhedora e fraternalmente amistosa. Claro que me sinto em família e por isso falo assim.
Mas se por acaso isso não acontece no dia a dia, em relação ás pessoas com quem nos cruzamos na rua, no trabalho, no escritório, no café, no prédio, no que quer que for, algo está errado e não condiz com a vocação e os ensinamentos de São Josemaria Escrivà. Pois nos quer atentos, alegres e ao dispor de quem precise da nossa ajuda. Que muitas vezes basta apenas saber ouvir. 
Na terra onde se situa o Centro (Arcozelo-Gaia), fui eu acerca de 60 ano convidado a almoçar em casa dum arcozelense de quem já perdi o contacto. Lá passei no dia 24 e localizei o edifício, que me pareceu desabitado.
O destino era outro, mas tive pena de não colher informações desse amigo vivo ou nas mãos de Deus. Mas no Centro de Convívios tive outra grande alegria que muito me emocionou: na Casa Antiga foi-me mostrado o quarto onde São Josemaria Escrivà dormiu.
E alguém católico, apostólico e romano, sabe o que é sentir um coração de filho bater quanto neste caso se vê no espaço que foi de dormitório e de repouso dum Santo? E que além do fundador do OPUS DEI, foi um grande amigo de Portugal e devoto de NS de Fátima, o primeiro Santo de Altar que rezou na Cova da Iria. Foi beatificado a 17 de Maio de 1992 e canonizado a 6 de 0utubro de 2002.
 Vim encantado deste convívio, dos amigos, da formação, dos diretores, do sacerdote, do serviço e dos ares do norte que são uma dádiva de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comunicado da Presidência do Conselho de Ministros sobre as putativas reparações às ex colónias portuguesas

  2024-04-27 às 18h21 Comunicado da Presidência do Conselho de Ministros 1. As relações do povo português com todos os povos dos Estados...