terça-feira, 28 de agosto de 2018

Deixem-se de merdas!…

  
Em 1981, Francisco de Sá Carneiro acabou com o conhecido “papel azul” ou de “25 linhas”. E não acabou por acaso. Percebeu que quanto mais burocrático era um país, mais corrupto se tornava. E para qualquer situação, o “papel de 25 linhas” era o tal. Requerimento para aqui, requerimento para ali. Quem tem memória pode verificar que esta simples operação tomada pelo governo da então Aliança Democrática, levou o país, durante duas décadas, a um desenvolvimento moral e ético, até então nunca vistos.
Mas para sustentar esta questão, basta-nos a descrição de uns momentos do Diário Russo de Steinbeck, acerca do funcionamento de um restaurante na antiga União Soviética, em 1947 (p.22):

“ Dado que na União Soviética tudo, toda e qualquer transacção, está sob a alçada do Estado, o sistema de contabilidade é gigantesco. Assim, o empregado de mesa, quando recebe um pedido, regista-o com muito cuidado num livro. Mas a seguir não vai transmitir o pedido. Vai ter com o guarda-livros, que faz um novo registo relativo à comida que foi pedida, e emite um talão que vai para a cozinha. Aí é feito um novo registo e pedido um determinado prato. Quando o prato está pronto, é feito um novo registo do prato noutro talão, que é entregue ao empregado de mesa. Mas este não leva o prato para a mesa. Pega no talão e vai entregá-lo ao guarda-livros, que faz uma nova anotação de que o prato foi preparado de acordo com o pedido, e dá outro talão ao empregado de mesa, que então volta à cozinha, e leva o prato para a mesa, anotando no seu livro que o prato que foi pedido, que foi registado e que foi entregue, está agora, finalmente na mesa”.

O tempo que se perde com isto! E as patifarias que daí advêm.
Ora este sistema que Sá Carneiro triturou e que deu prosperidade ao país durante duas décadas foi, em 2005, de novo, implantado em Portugal, por um bando que patrulhou o país como quis. Com José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues (e os seus dois macabros secretários de estado) no comando. E ficou implantado até hoje.

Maria de Lurdes Rodrigues, Pedreira, Walter Lemos e José Sócrates

O Senhor Presidente da República sabe muito bem do que se fala, a gente decente que ainda existe neste torrão peninsular, também.
Portanto, se querem que o país avance, deixem-se de merdas!…

Actualizado a 29/08/ XVIII

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Lições da História

         https://www.editoraself.pt/product/as-licoes-da-historia/