domingo, 7 de janeiro de 2018

O regresso à Bajouca Centro


Por : Costa Pereira    Portugal, minha terra

A net na Bajouca é por cedência da Bela que a tenho, e por isso sujeito a nem sempre ter rede em abundância pois são mais a mamar da mesma teta e quando assim acontece o odre pode não ter leite para satisfazer a todos. Mesmo assim não tenho muita razão de queixa. Uns vídeos por passar, umas fotos mais demoradas a mostrar, e vem o primeiro post que anunciou uma visita que fiz a Leiria, no dia 29.
No sábado, dia 30, a missa vespertina tinha a particularidade de corresponder a um domingo que também iria ter missa vespertina, dado que o dia 1 de Janeiro foi à 2ª-feira e era dia santo. Quando assim acontece as missas a partir do meio dia são vespertinas e correspondem ao da festa do dia seguinte.
Após  missa vespertina, da última semana de 2017, que passei integrado na comunidade bajouquense, fui assistir ao cantar  dos "Reis" ou "Janeiras" que no salão paroquial da Bajouca  o agrupamento local de Escuteiros 1226  com muito brilho executou, e honrou com um lanche-ceia muito animado, onde não faltou a intervenção  e empenho pastoral do pároco, Sr. Padre Davide.
Havia missa no dia 31 às 09h00, e também às 19h00 optei pela mais tardia por que dali seguia para o Casal dos Afonsos onde na casa da Helena e do David uma mesa bem montada e ornada com sabores convidava a não largar. A passagem de Ano era ali.
Mas antes disso já a Helena tinha determinado levar os tios a fazer a ronda dos presépios, começando pelos do interior da igreja paroquial, o do adro e depois dum cafezinho na Isabel dos 13, ver o da Bouça de Cá, para mim o mais engenhoso e bem concebido. Uma copia deste modelo no adro ou no olival da paroquia dava da Bajouca uma notabilidade ímpar no concelho de Leiria se erguido fosse.
Nada como fazer um desafio ao David filho do Manuel Mestre e com os demais jovens encarregados por montar o presépio da  Bajouca pelo Natal fazerem para a próxima quadra um em conjunto de modo a por em destaque o tamanho da imaginação e do saber desta juventude dinâmica e bairrista da comunidade bajouquense
 Entretanto ainda passamos pelos Salgueiros para ver o tradicional Presépio do Manuel Jerónimo, sempre muito ornamentado com bonequinhos que as crianças gostam de apreciar. E foi o regresso à Bajouca Centro para no Casal dos Afonsos além do jantar e das 12 badaladas com muita alegria e animação também as 12 passas da felicidade regadinhas com campanhe foram à vida. Uma passagem de ano à maneira em família, paz e fraternidade que tanto falta fazem neste mundo.
Mas não fiquei por ali, já em casa tocou o telemóvel, era um amigo a desejar-me bom ano. Perguntei onde é que estava, respondeu-me que a passar o ano novo em casa da Bela. Enchi-me de coragem, e  lá fui ter com eles, mais para manifestar ao Paulo Ferreira e à Bela Sousa  o meu regozijo pela sua nova moradia, e os felicitar por esta merecida prenda de 2018.
 Terminei  o velho e entrei no novo com visita na igreja e no adro a ver presépios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sacramomentos

 Acaba de sair novo livro do escritor transmontano, Flávio Vara. Poesia a sério!