segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Um dia daqueles bons que a vida nos dá

Por: Costa Pereira-Portugal, minha terra. 

Como sucede com os “dias em que não se deve sair de casa”, também os há que tanto em casa como na rua se sente prazer gozar. No sábado, dia 06, foi mais um desses dias que vivi de forma gostosa, com uma visita e convite para almoçar, em família, uma refeição caseira que viajou de terras leirienses até às saloias terras alfacinhas.
Amigos de fazer surpresas, desta vez o casal Neto Silva fez-se acompanhar da Maria Emília, que com mais de 90 anos me dá pelas barbas a caminhar. O almoço que era para ser servido na autocaravana acabou por ser numa sala de jantar, e só no fim teve direito a foto, de modo a não deixar os meus leitores ougados. Em Lisboa foi dia festivo, desde as 09h00 que a imagem de Nossa Senhora de Fátima esteve a ser acolhida, em oração, pelas e crianças e famílias da cidade; era o penúltimo dia dos 04, da visita da “Imagem Peregrina” à capital.
Visita que começou na quarta-feira, com entrada pelas Galinheiras para a igreja de Nossa Senhora de Fátima, e deslocações à igreja do Campo Grande, à Universidade Católica, e depois da igreja de acolhimento, sair para a igreja de São Domingos, de passagem pelo Hospital de D. Estefânia, donde partiu, dali, em Procissão de Velas. Na igreja de São Domingos pernoitou, para hoje,  domingo, dia 07, pelas 10h00 ir de visita à Sé, donde às 15h00 seguir para os Jerónimos, onde  às 16h00 foi celebrada a Missa de despedida da cidade e diocese de Lisboa, presidida pelo senhor Cardeal Patriarca.
Nada pois, como para viver esse sábado bem vivido, aproveitar a feliz oportunidade; e para isso, logo após o almoço e cafezinho servidos, vamos de tomar por destino a Av. de Berna, e na igreja de Fátima participar no Terço que, antes da imagem de Nossa Senhora seguir em cortejo automóvel para o Hospital de D. Estefânia, ali fora recitado.
Terminada a recitação meditada do Terço, às 16h30, e da saída da imagem para o hospital, onde a vidente Jacinta Marto esteve internada. Logo ali se deu inicio à Procissão de Velas, em que não participei porque entretanto voltei a casa para fazer companhia aos meus "hospedes" que tinham de regressar à princesa do Lis e a noite estava a chegar, e com muita chuva a cair. Se não tomei parte na procissão, não deixei de estar presente à sua chegada ao destino, e da imagem de Nossa Senhora me despedir. Mesmo assim há sempre uma alma caridosa e atenta aos momentos nobres, foi a Cristina. As fotos relacionadas com a  Procissão de Velas, a esta amiguinha as devo. Bem haja.
Muito participada, a fé move multidões. A pesar da muita chuva ninguém arredou pé da procissão que, tornou a igreja de São Domingos pequena, para tantos fieis acolher. Presidiu o senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
 O trajecto da procissão que demorou cerca de duas horas fez-se  pela Rua Jacinta Marto, Rua Febo Moniz, Av. Almirante Reis, Rua da Palma, Rua D. Duarte, Praça da Figueira e Rua Dom Antão de Almeida e Largo de São Domingos, onde fica a igreja. Um dia daqueles bons que a vida nos dá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Três Moscas