quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Responso de S. Justo *


Jorge Lage

* Recolhido em Avidagos – Mirandela, em 1985 in Brigantia, 1990, vol. 10, n.º 1/2.

Nota: Que há fenómenos que não sabemos explicar à luz do autoconhecimento é verdade e só me resta dizer como Cervantes: - eu não creio em bruxas, mas que as há, há! Esta minha divulgação deve ser vista mais pela faceta cultural.




 (Para livrar de todos os perigos)

Jesus, Santo nome de Jesus! (3 vezes)
Justo Juiz final,
Filho da Virgem Maria.
Foste nado em Belém,
E em vale de Jacaria.
Peço, Senhor, nesta hora,
E neste dia,
Que livreis e guardeis,
Toda a minha família,
De noite e mais de dia.
Quem for para lhe bater,
Prender ou algum mal lhe fazer,
Maus olhos não os vejam,
Má boca não lhe fale,
Maus braços não os abracem,
Más pernas não os alcancem,

Como disse Nosso Senhor Jesus Cristo ao seu discípulo.

Fasta-te e elo (3 vezes)
Com armas de Cristo, andem guardados
Com leite da Virgem Maria, orvalhadas,
Pelo sangue de Nossa Senhora e Jesus Cristo.
Tragam sempre sempre no corpo deles
Para não serem presos, nem mortos,
Caminhos andarão, bons e maus,
E encontrarão os bons.
Passarão os maus,
Não os verão.
Queria Deus que eles sejam,
De noite e mais de dia,
Como foi Jesus Cristo
Dentro do ventre da Virgem Maria.
Eu os entrego a Jesus,
E à flor donde Ele nasceu,
E à história sagrada,
E à Cruz donde Ele morreu.
Chagas abertas,
Coração ferido,
Sangue de Nossa Senhora,
E Jesus Cristo,
Entre Ele e o perigo.
- Em louvor da Virgem Maria,
Um Pai Nosso com uma Avé-Maria!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina