quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Monumento ao foral de Lagoaça





















Carlos Novais (Presidente da Junta de Freguesia),
Manuel Neto (editor da colectânea), Hirondino Isaías
Em 2010 com o lançamento da colectânea Trás-os-Montes e Alto Douro – Mosaico de Ciencia e Cultura, germinou a ideia (aí tratada em escrito, com a reprodução fac-similada do foral) de num futuro próximo, com dignidade merecida, se fazer uma homenagem à data que então se comemorava: os 725 anos da atribuição do foral a Lagoaça, promulgado pelo Rei Dom Dinis.
Apoiada por um grupo de filhos da terra como António Neto, Hirondino Isaías e o próprio Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Novais. Aos quais nos juntámos com um modesto contributo.
Dois anos depois, foi colocado, no centro do largo da Santa Cruz, um singelo mas belo monumento de autoria do escultor mogadourense Manuel Barroco.
Um paralelepípedo em pedra, escavado nas duas faces, onde está incrustada a heráldica da freguesia a bronze e a reprodução do documento, com uma imagem do Rei Lavrador.
Esta iniciativa foi, na totalidade, patrocinada (e paga) pela Junta de Freguesia. São estes momentos que dão dignidade às terras e enaltece o carácter daqueles que os promovem.

Armando Palavras

Fotografias do monumento cedidas por Hirondino Isaías


Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.