quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Estadia em Caimbambo (ANGOLA)


Por: Costa Pereira
Portugal, minha terra.

Por :Costa Pereira

A origem desta viagem até Caimbambo deve-se ao facto da Acção Agrária Alemã também ali se fazer notar em projectos como o do combate à Doença de Newcastle, que na província de Huambo e Benguela tem por directora-técnica a Drª. Gisela Pereira. Embora este projecto esteja sediado no Bongo, com muita frequência os responsáveis pela sua eficiência se deslocam as aldeias onde estão a ser implementados os ensinamentos e cuidados para combater a doença. Foi graças a uma dessas deslocações que convidado a fazer companhia à minha anfitriã fiquei a conhecer algumas das mais belas paisagens angolanas, e também alguns dos recantos mais isolados do sertão.
1
Depois da placa indicativa da localidade, junto duma pequena ponte e duma também pequena linha de água, surgem os primeiros sinais da urbe com uma casa de comercio que vim a saber tem um português à frente. E é do Alto Douro.
2
O comercio tradicional, as feiras ou pracinhas, faz parte da vida angolana e sem essa actividade o povo das vilas e aldeias perdia a forma mais fácil que tem para além do negócio, permutar ideias e produtos. E então no campo etnográfico, era a cultura e todo o país que perdiam.
3
Paróquia consagrada a São Francisco de Assim, a vila e município de Caimbambo, província de Benguela, tem 3285 km2 e cerca de 48 mil habitantes. Limita a Norte com o município de Benguela, a Este com o município do Cubal, a Sul com o município de Chongori e a Oeste com o município de Baia Farta.
4
Caimbambo - Escritórios da Acção Agrária Alemã.
5
Terreiro em frente aos escritórios, ao longe as pedras do "V", da vitória...
6
Um portista à maneira posando para a foto
7
O vizinho café, e a escola que funciona no mesmo edifício.
8
A loja de Jorge Tchombela, onde às escuras ou à luz da vela fui aviado algumas vezes. Só ali descobri o Dom Cacho, da vinha...angolana. Numa primeira impressão lamento dizer: A imagem do Caimbambo é muito semelhante à imagem da loja... Esta sim, uma verdadeira peça do património local a preservar.
Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário

AHMED AL-AHMAD, impede maior número de mortes em comunidade judaica australiana.

Hoje, na Austrália, só não houve mais mortos numa comunidade judaica, porque um cidadão australiano muçulmano, praticou um acto heróico. Os ...

Os mais lidos