terça-feira, 27 de maio de 2014

Jorge Lage - NOTAS DE RODAPÉ (108)

Em Chaves na apresentação do livro "Maria Castanha"

Jorge Lage
1- O árido caminho da investigação etnográfica – Já me tinha lamentado na «Nota Introdutória» do livro «Memórias da Maria Castanha» da falta de interesse de algumas autarquias (leia-se técnicos a quem bato à porta) para me abrirem o caminho para chegar a instituições ou pessoas deste ou daquele concelho. Tive que lembrar a alguns que se prestam serviço público é para servirem quem precisa. Isto leva-me a pensar que há gente que nunca deveria ocupar o emprego que tem por cunhas ou influências. É claro que há imensa gente atenciosa e que gosta de ser útil. Por vezes, sinto-me tão feliz que fico com a sensação que me é dado o privilégio de viver momentos celestiais, como os que senti, há pouco, em Prados – Celorico da Beira. Para a preparação que faço para o meu trabalho correr bem, contacto os serviços municipais que penso ser os mais indicados e enquanto uns são atenciosos outros demonstram enfado, quando lhe vou explicar o que quero e para quê. Sim, se alguém pede informação sem dizer para quê até têm o direito de a negar. Mas, quando estou a começar a explicar que a sua ajuda é importante para o trabalho que tenho em mãos e ouço do lado de lá da linha um impaciente: - se me disser o que quer. Deixa-me sem vontade de continuar. Outra frase que ouço em vários locais, quando não querem fazer nada, é: - mande-nos um «email» a dizer o que quer. Eu sei, por experiência, que a maioria destas mensagens electrónicas acaba por ter resposta no dia de «São Nunca à Tarde». Relativamente a Mirandela, tenho em mãos o complementar do livro «Falares de Mirandela» e quero completar as nomeadas das aldeias em falta. Aliás, na apresentação deste livro no Centro Cultural de Mirandela o Presidente do Município, Almor Branco, lembrou-me que eu iria escrever mais um para completar este trabalho. E acertou. Um contacto que me deixou agradado foi a atenção com que fui recebido pelo Provedor da Santa Casa de Misericórdia. Estou convencido que mais e melhor obra teria feito se a inveja de quem está fora não atravancasse o algum caminho. O Lar de S. Pedro Velho e o Serviço de «Cuidados Continuados» são as mais recentes e oportunas apostas. Mas, estou convencido que irei conseguir mais alguns ápodos das aldeias em falta do nosso concelho, Quando a ajuda prometida, aqui ou ali, falha o melhor é meter pés ao caminho. E se pelo lado mirandelense não a obtiver, hei-de conseguir pelos dos termos vizinhos.







2- As Feiras Temáticas servem para facturar mais – É sabido que as Feiras temáticas animam muito as regiões transmontana e altoduriense, escoando alguns produtos agrícolas e artesanais e acrescentando algum magro pecúlio a quem sobrevive no Interior. Este ano dei um salto à Feira do Folar de Valpaços e lembrei-me se não estaria a ser tolo em comprar folares no recinto da feira, já que sou cliente da Padaria Moutinho onde compro com regularidade do melhor pão centeio e ia passar mesmo à sua porta. Dizem-me que têm folares na padaria e ao pagar três quilos constato que lucrei seis euros, isto é, mais de 20%. Igual situação já tinha vivido em Vinhais ao comprar do bom fumeiro da «Fumituela». A senhora que vendia na feira disse-me que tinha um posto de venda no centro da vila com melhor preço. Assim, parece-me que as Feiras Temáticas têm o fim para que foram criadas subvertido, isto é, inicialmente seria para promover e escoar os produtos da nossa região e agora praticam sobre facturação.


3- Apresentação do livro «Memórias da Maria Castanha em Chaves» – Chaves é terra do bom presunto, bom folar, bons pastéis de massa folhada e boa castanha. Por isso, o livro «Memórias da Maria Castanha» não podia deixar de a visitar. Aponte na sua agenda que no próximo dia 16 de Maio (sexta-feira), pelas 18H00, na Biblioteca Municipal de Chaves, situada no Largo das Freiras, a prestigiada Directora da Revista Cultural Aquae Flaviae, Isabel Viçoso, vai fazer a apresentação do meu livro «Memórias da Maria Castanha». É sempre com alguma emoção que piso o chão flaviense, que considero a minha segunda terra, para um momento cultural. Neste evento de cultura, sinto-me particularmente grato ao Município e ao seu Presidente, Arquitecto António Cabeleira, aos professores Manuel Carvalho Martins e Isabel Viçoso, pelo abrir das portas culturais da cidade e pelo estímulo e incentivo que deles tenho recebido. Amigo leitor, se não puder aparecer, há sempre um amigo por perto a quem passar a mensagem e que vai dar os minutos ali passados por bem empregues, não por mim, mas pela apresentadora, pela Biblioteca que enriquecerão o evento.
 – 20ABR2014




Provérbios ou ditos:

          Maio, magaio, perna de gaio, dá confeitos e castanhas em Maio.
          Não há sol como o de Maio, luar como o de Janeiro, nem cravo como o regado, nem amor como o primeiro.
          Um de Maio: vê se te levantas cedo, se não entra-te o Maio pelo cu acima.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Padre Fontes doa acervo pessoal à Câmara Municipal, perpetuando legado cultural e histórico

JOÃO  MIRANDA A diretora da Rádio Montalegre, Maria José Afonso, divulgou nas redes sociais a informação que aqui reproduzimos e que muito...