segunda-feira, 27 de maio de 2013

BAIÃO comemora 500 anos do seu foral

 
Recriação Histórica para os dias 1 e 2 de Junho.
 
Apresentação "Recriação Histórica - 500 anos do Foral de Baião"

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, convidou no dia 3 de Maio o rei D. Manuel I e a rainha D. Maria de Aragão e Castela para participarem nas comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral ao concelho de Baião, evento agendado para os dias 1 e 2 de Junho.
O convite foi formulado durante uma conferência de imprensa, realizada na sede da Associação Porto de Baião, no Porto, durante a qual os monarcas compareceram acompanhados por um grupo de músicos da sua corte. Antes D. Manuel I e D. Maria tinham percorrido as principais artérias do centro histórico do Porto, para promover o evento.
Na conferência de imprensa José Luís Caneiro, referiu que a autarquia baionense está a trabalhar para que o evento seja uma celebração da história e da identidade do concelho de Baião e dos baionenses. "Queremos que este evento deixe sementes para o futuro, que serão renovadas ano após ano", referiu, aludindo ao envolvimento dos Agrupamentos de Escolas, das Juntas de Freguesia e das Associações Culturais, Recreativas, Desportivas e do Sector Solidário do concelho.
Segundo a coordenadora da área do património da Câmara de Baião, Carla Stockler, estima-se que participem no cortejo agendado para 1 de Junho cerca de 2.000 figurantes, que estarão envolvidos na representação de cenários de três épocas históricas: romana, medieval e atualidade.
A preparação daquele momento foi iniciada em setembro de 2012, envolvendo dezenas de voluntários ligados a escolas, 24 associações e 20 juntas de freguesia. Muitos voluntários, incluindo 10 costureiras e alfaiates, estão empenhados na preparação dos trajes históricos.
José Luís Carneiro fez referência a este facto, destacando o mérito de, ao envolver tanta gente, continuar a estimular a valorização dos recursos locais para dinamizarem a economia.
Também o presidente da associação Porto de Baião, Vitor Pinto, usou da palavra, para destacar o papel da autarquia na promoção da história do concelho de Baião, numa perspetiva que permite promover o nome do concelho pela positiva. Este dirigente focou ainda a coincidência de a conferência de imprensa de apresentação do evento decorrer precisamente um ano depois da abertura do espaço "Porto de Baião", na cidade invicta, o que constitui outra iniciativa de promoção do nome no concelho no exterior.

UMA VISITA DA RTP

Durante o período da tarde, foi a RTP 1 que decidiu visitar o concelho de Baião, para descobrir mais sobre as comemorações do Foral de Baião. O repórter do programa "Praça da Alegria", Helder Reis, realizou um trabalho junto de diversos elementos envolvidos na organização do evento, desde jovens em idade escolar, até às costureiras, a quem cabe a elaboração dos trajes, onde não poderia faltar, claro está, el-rei D. Manuel I.

Fica então lançado o convite a todos os baionenses e a todo o país para que possam visitar Baião nos dias 1 e 2 de Junho e fazer parte desta festa!


Pode ainda consultar:

Sem comentários:

Enviar um comentário

BIOGRAFIA - Espiga Pinto

    Crítica Literária ao Livro "BIOGRAFIA . ESPIGA Pinto", da Dra Júlia Serra.                          BIOGRAFIA DE ESPIG...

Os mais lidos