sábado, 2 de março de 2013

Ministro da Economia esteve em Tabuaço (e em Bragança)


Ministro da Economia (Professor Álvaro Santos Pereira)

MINISTRO DA ECONOMIA EM TABUAÇO
(Noticias do Douro)

O Ministro da Economia Prof. Álvaro Santos Pereira deslocou-se a Tabuaço no passado dia 20 para assinar o contrato de concessão experimental com a empresa canadiana Colt Resources. A cerimónia teve lugar na Quinta de S. Pedro das Águias em Távora, propriedade que a própria empresa comprou e onde vai decorrer a exploração de tungsténio (volfrâmio) que se espera ser um factor de desenvolvimento para o concelho.
Jornal Público
O governante declarou que estes procedimentos vão ser executados com alguma celeridade para que o sector mineiro em todo o país se desenvolva. Por dificuldades de agenda, o presidente da Câmara Dr. João Ribeiro, não esteve presente, sendo substituído pelo vice-presidente, que ao usar da palavra deu as boas vindas a todos os visitantes, afirmando que a autarquia está receptível para apoiar esta e outras iniciativas que tenham como objectivo principal alavancar o concelho rumo ao futuro.
É um projecto ambicioso capaz de gerar o tal desenvolvimento para uma região do país que sofre desde há décadas os custos da interioridade. Recorde-se que a empresa concessionária é canadiana e prevê a criação de algumas centenas de postos de trabalho, na exploração do minério que poderá ter início em 2016. Cerca de 100 milhões de euros vão ser investidos na fase experimental e o governo pela voz do ministro da Economia anunciou que brevemente será criada ao estilo de “via verde” os mecanismos necessários, que permita acelerar os procedimentos para grandes projectos dando como exemplo o sector mineiro, que –não tem dúvida- de que vai crescer muito e obrigará ao investimento de muitos milhões de euros.


MINISTRO DA ECONOMIA EM TABUAÇO - Notícias do Douro

www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=432&id=28808...

Bragança, 14 fev (Lusa) -- O ministro da Economia atribuiu hoje a queda do PIB português acima das previsões do Governo ao impacto do desempenho da economia europeia, que se revelou inferior ao esperado.
Álvaro Santos Pereira falava, em Trás-os-Montes, à margem de uma sessão de apresentação do programa "Portugal Sou Eu", no dia em que foi conhecida uma quebra no Produto Interno Bruto (PIB) nacional de 3,2% em 2012, superior às previsões do Governo.
Para o ministro da Economia, "como a Europa está em crise e muitos países europeus estão em recessão" e "mais de 70% das exportações portuguesas vão para a Europa, é natural que haja um impacto significativo".


Sem comentários:

Enviar um comentário

"O Sal da História" no prelo