Nanotecnologia desenvolvida por equipa da UMinho limpa via
Novidade será testada numa auto-estrada da região centro, com
condições propícias (Imagem: Zink Dawg)
Uma equipa da Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu um
pavimento que muda de cor quando se forma gelo na sua superfície. A inovação
deve-se à introdução de nanocompósitos à base de óxidos no chão. Esta
tecnologia poderá evitar inúmeros acidentes e vítimas nas estradas de todo o mundo,
sobretudo em países frios e montanhosos.
Joaquim Carneiro, investigador do Centro de Física da Escola de
Ciências da UMinho e líder do projecto, explica que quando a temperatura baixa
ao ponto de congelação da água (0ºC) é produzida uma reacção que leva o asfalto
a adquirir a cor vermelha. Os condutores conseguem, assim, visualizar as zonas
encarnadas em que se formam as placas de gelo e tomam as devidas precauções.
As minúsculas partículas à base de óxidos têm ainda a capacidade
de limpar o próprio asfalto. Isto é, reagem quimicamente com o óleo que sai dos
veículos em acidentes ou em derrames no asfalto, degradando o óleo e
convertendo-o em dióxido de carbono e água. A inovação permite assim prevenir
acidentes fruto das perigosas manchas de óleo, em particular aos motociclistas.
Finlândia e Portugal
A pesquisa de Joaquim Carneiro foi apresentada com sucesso numa
conferência internacional e já despertou o interesse dos governos da Finlândia
e Portugal. Depois das provas laboratoriais na UMinho, será agora testada em
ambiente real, numa auto-estrada da região centro, cujas condições de rigor
climático, altitude, humidade e temperatura são consideradas propícias.
“Acreditamos que os testes vão ser positivos e a implementação
deste ‘asfalto inteligente’ será uma realidade a médio prazo, promovendo a
prevenção rodoviária e evitando acidentes em todo o mundo, em especial nas
regiões frias e montanhosas, como a Escandinávia, o Canadá, a Rússia ou os
Andes”, assinalou Joaquim Carneiro.
O seu próximo projecto incide na utilização de fibras de carbono
que alertem para a formação de fissuras no asfalto, para que sejam detectadas e
reparadas mais rapidamente.
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