segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Virgilio Gomes - Carnaval e Street-Food


       
Virgilio Gomes
Pois é, mais um Carnaval no Brasil, em Fortaleza. Esta é uma cidade que parece contraditória. Ainda mal saídos das Festas de Novo Ano e eis que pulula, um pouco por toda a cidade, o estrondoso Pré-Carnaval festejos onde parece toda a população apostar. Mas reparei neste entusiasmo e por duas tentativas que consegui fazer criou em mim uma força de não mais voltar. Para o Carnaval SIM. Fortaleza tem um Carnaval próprio do qual o desfile de Maracatu é o mais importante. Depois tem Cordões e Blocos, e ainda Afoxés e Escolas de Samba. Cada grupo com as suas características próprias, umas com sentido mais cultural do que outras, desfilam na Avenida Domingos Olímpio, com bancadas bem organizadas e muita diversão em volta.
Durante três anos, e disso dei sempre notícias, desfilei no Maracatu Rei de Paus. Por razões de prevenção de saúde, e devido ao peso da fantasia a que me habituara, decidi alterar a minha participação num grupo de Afoxé. Dirigi-me, por bons acidentes de amigos, ao Afoxé Oxum Odolá onde fui muito bem recebido e com o grupo me deixaram desfilar. Mais uma nova experiência, e muito enriquecedora. Muito embora o Afoxé seja oriundo da Bahia, tem raízes bem assentes no Ceará, e muito ligado a várias comunidades com tradições afro-brasileiras. Mas sobre Afoxé farei outra crónica brevemente.

Festa, alegria, e uns petiscos:


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esplendores - ... Baixar impostos!!!...