sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vila Real - Noticias várias


 
Torneio Nadador Especialista em homenagem ao presidente da Federação Portuguesa de Natação, Prof. António José Silva

No dia 16 de fevereiro, na Piscina Municipal, decorreu o Torneio do Nadador Especialista onde estiveram em competição 157 atletas (82 masculinos e 75 femininos), em representação de 11 clubes: SC Mirandela, GCVR, CN Interior Norte, CN Vila Real, Vinhais, SSPCM Bragança, Ac. Viseu, Gespaços, Triatlon Lamego, NC Chaves e CN Olhão.
Em termos de resultados, é de salientar o recorde nacional de Infantis B alcançado pela nadadora de GCVR, Ana Margarida Guedes, que nadou os 50m livres, no primeiro percurso da estafeta, em 28,89s retirando 4 centésimos ao anterior máximo nacional que pertencia desde 2010 a Mariana Guerra (ASSSCG). Registo importante também para os 5 recordes regionais alcançados por João Morais (SSPCM Bragança), nos 50m livres; Manuel Caçador (SCM), nos 200m costas; Ricardo Gonçalves (GCVR), nos 100m mariposa e Ana Guedes (GCVR), nos 100m e 200m bruços.

 Plano de Mobilidade Sustentável ouve agentes locais
Sessão de Auscultação e Consulta aos agentes locais

A Biblioteca Municipal de Vila Real recebe, no próximo dia 26 de Fevereiro pelas 14h30, uma Sessão de Auscultação e Consulta realizada no âmbito da elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável para as cidades do Eixo Urbano – Vila Real, Peso da Régua e Lamego (PMEIXO)
A sessão será orientada pela Cised Consultores, S.A., empresa contratada para a elaboração do PMEIXO, e é dirigida, exclusivamente, aos agentes locais cuja actividade esteja ligada à mobilidade ou que tenham interesse nesta temática.
Pretende-se com a Sessão de Auscultação e Consulta dar a conhecer o PMEIXO aos agentes locais e envolvê-los na sua elaboração entendendo que as suas opiniões, experiências e sugestões são importantes e podem constituir-se como um contributo muito positivo.

Prorrogação do prazo de interdição do Troço do Parque Corgo para finalizar a execução de muro de gabião com estacaria viva

No âmbito da empreitada de reabilitação do Parque Corgo, projeto SEIVACORGO, procedeu-se ao encerramento temporário do percurso pedonal entre as Piscinas Municipais descobertas e os moinhos, por forma a proceder à construção de um muro gabião com estacaria viva. O encerramento deste troço tinha como principal objetivo a salvaguarda da segurança dos utilizadores do Parque Corgo, estando previsto que os trabalhos necessários decorressem entre 28 de janeiro e 18 de fevereiro de 2013.
Com o decorrer dos trabalhos veio a verificar-se que todo o talude existente, em xisto, estava completamente desagregado, o que e desde logo obrigava a um cuidado suplementar no seu desmonte, diminuindo assim o rendimento estimado. Com as chuvas recentes verificou-se a derrocada de grande parte do talude, implicando um grande aumento de trabalhos de remoção, que não eram de todo possíveis de prever
Não é, assim possível, devolver este troço do Parque corgo na data inicialmente prevista prorrogando-se o prazo de encerramento até 1 de Março de 2013 inclusive.

 VILA REAL É MONTRA DA BIODIVERSIDADE EM PORTUGAL

Vila Real é um exemplo no país do ponto de vista da conservação da biodiversidade. Com cerca de metade do território integrado no sistema nacional de áreas classificadas e com um dos maiores jardins botânicos da Europa, o município tem vindo a desenvolver, em conjunto com diversas entidades públicas e privadas, um ambicioso programa de conservação da biodiversidade que concilia a preservação com o envolvimento da população e o desenvolvimento local.
“Quanto mais conhecemos, mais amamos”. A frase de Leonardo da Vinci ganha um especial sentido no território de Vila Real, que tem apostado forte na preservação e monitorização da biodiversidade, no desenvolvimento de campanhas de sensibilização e de informação sobre o valioso património natural do concelho e no envolvimento da população local. Desde 2010, a Câmara Municipal de Vila Real, em conjunto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e outros parceiros, desenvolve o Programa de Preservação da Biodiversidade, que se tem afirmado como um exemplo a nível nacional, desde logo pelo envolvimento que tem gerado junto dos cidadãos.


 


Sem comentários:

Enviar um comentário

As Bacantes

  As Bacantes eram as sacerdotisas que, na Grécia Antiga, celebravam os mistérios do Deus Baco, ou Dionísios. Esta tragédia, sobre a morte...