Este pequeno guia de ervas medicinais de Vilar de Perdizes (Montalegre) é da autoria de António Lourenço Fontes, mais conhecido por padre Fontes, o grande impulsionador dos Congressos de Medicina popular, realizados nessa pequena aldeia transmontana, todos os anos no principio do mês de Setembro.
Reúne um manancial de 100 ervas medicinais – “Cem ervas para cem doenças”.
Profusamente ilustrado, cada erva é descrita em cada página, com os seus elementos correspondentes: Habitat, identificação, partes utilizadas, princípios activos, propriedades e principais indicações.
Da contracapa citamos: “Nasce este guia de bolso em Trás-os-montes, junto à Galiza, para os que não sabem ler, guiados pelas fotos feitas em Barroso, passarem o seu saber às novas gerações”.
É o título de Virgílio Gomes, gastrónomo transmontano, de Bragança. São vários os temas abordados neste volume. Inicia com uma pequena introdução, interrogando-se sobre aquilo que deve ser ou não, considerado de Trás-os-Montes, por isso “discute o termo “à Transmontana”. Do porco que bem conhece, entra nos meandros da alheira, desprezando (com razão) a de bacalhau. Congemina algumas reflexões sobre as origens, para nos trazer depois os folares da Páscoa, o Natal, algumas coincidências e lembranças, a chegada do Inverno, terminando com uma imagem imponente dos castanheiros em flor.
Sem comentários:
Enviar um comentário