sábado, 12 de janeiro de 2013

Autores transmontanos (4)



Caramulo

A Estância Sanatorial do Caramulo, situada no topo da encosta nascente da serra que lhe deu o nome, desfrutou, desde a sua fundação até cerca do terceiro quarteirão do século XX, a fama de ser um local privilegiado de tratamento da tuberculose pulmonar.
Este volumoso romance (que ultrapassa as 500 páginas) de António Passos Coelho (n. 1926 em Valnogueiras, Vila Real), trata deste tema. E o seu autor descreve-nos com a precisão de um matemático, toda a orgânica sanatorial, os procedimentos médicos e um conjunto de situações ligadas à tísica. Não fosse ele médico, especialista em Pneumotisiologia.
A narrativa que entronca com o estado caótico (sob o ponto de vista social e económico) em que se encontrava o país é, em grande parte, uma autobiografia. Porque António Passos Coelho esteve internado nessa instância durante oito anos para curar a doença da tuberculose, bastante difundida no país na sua juventude, onde depois foi médico e director.
Esta crónica romanceada é um verdadeiro tratado de Medicina sobre a doença da tuberculose que, em vários momentos nos transporta para momentos da famosa “Montanha Mágica”.
Ramiro, estudante de Medicina, lutou durante quase oito anos contra a implacável tísica, sofrendo o calvário dos tuberculosos que conseguiram sobreviver: hemoptises, pneumotórax, melhorias, recaídas, sanatorização e operação pulmonar. Na estância do Caramulo fez amigos, participou em algumas “brincadeiras”, narradas com a perfeição de um Thomas Mann, e aí conheceu Marta …





Castanea, uma dádiva dos deuses

Este volume de Jorge Lage (n.1948, Cabanelas, Mirandela) trata de castanhas e do castanheiro. Inicia com homenagens, seguidas de prefácio de António Cabral e uma canção sobre o dia de São Martinho. No conteúdo lembra dados históricos e biográficos, rememora os diversos castanheiros monumentais, devidamente ilustrados, fala-nos do souto, das variedades, da produção, da comercialização, da conservação, das doenças, dos usos e costumes … dos provérbios, adivinhas ligadas ao tema …tanta coisa.
As festas e as feiras marcam presença distinta, como o III Congresso Internacional do Castanheiro. Da gastronomia nem é bom falar. Completa. Das sopas, aos doces …E não se esquece dos licores e dos sites na internet. É um livro (quase) completo. A ler ou consultar.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Eliminação da violência contra as Mulheres

 O 25 de Novembro também é isto: