Por: Costa Pereira
Aqui com a sede da Frelimo ao lada dos meus aposentos não à pé descalço que se atreva a pisar o risco contra quem por bem visita Maputo. Partido de raiz marxista-leninista também do poder ninguém os sacode da governação a que chamam democrata. Adiante, porque nós não somos de lá. Vamos pois aproveitar para da capital de Moçambique dar umas dicas mais e depois suspender as impressões que deste inesquecível passeio por terras da Africa Austral o ano passado fizemos.
E vai dai que regressado a Maputo, vindo da fronteira de Ressano Garcia, me ocorreu a referência que fiz, em artigo anterior, a propósito de ter sido Paul Kruger quem pelos vistos presidiu à inauguração da linha dos CFM. Ao tempo Paul Kruger era presidente do Transvaal, território que já não existe como tal. Em 1994 foi dividido em 4 províncias Gauteng, Noroete, Limpopo e Mpumalanga. Foi anexada pelos britânicos em 1902 e em 1910 tornou-se uma das 4 províncias da Africa do Sul, com capital em Pretória. Hoje a África do Sul está dividida em 9 províncias:
- Cabo Ocidental (inglês: Western Cape / afrikaans: Wes-Kaap) - capital Cidade do Cabo
Região muito rica e carecida de porto marítimo para exportar e importar carregamentos via marítima, Maputo era a tabua de salvação, daí a importância da linha férrea e a razão de Kruger entrar ali em cena. Por essa altura é natural que também a delimitação de fronteiras entre Moçambique e territórios vizinhos não tivesse sido ainda concluída. O general Alfredo Augusto Feire de Andrade fez parte dessa comissão.
Já muito bem mais diferente foi quando da inauguração da famosa estação dos CFM que viria a ocorrer em 19 de Março de 1910, por azar em mais um daqueles anos… trágicos para Portugal, sendo inaugurada em cerimónia informal, com a presença do Governador-geral, Freire de Andrade, filho muito ilustre da Figueira da Foz, onde nasceu em 1859 e ali faleceu em 1929.
Obras importantes viriam ainda a ocorrer a partir de 1913, tendo-se alterado profundamente a fachada do mesmo, de autoria do arquiteto Ferreira da Costa. Só a ornamentação do frontispício foi feita sob contrato, estando dela encarregado Pietro Buffa Buccellato. Estas viriam a ficar concluídas em 1916. Entretanto também já nessa ocasião o construtor da nação africânder, Paul Kruger, se tinha posto em fuga para a Europa após a guerra dos “boeres” em 1900, e na Europa morreu a 14 de Julho de 1904, em Clarens(Suiça).As grandes figuras históricas ou escapam em quanto têm folgo, ou são depois abafadas pelo barafustar da concorrência….
Do meu quarto de um 1º andar da Sundown recolhi esta imagem das traseiras da pensão que me acolheu na chegada e partida de Maputo, a capital de um país que se um dia chegar a democratizar-se e a distribuir a sua riqueza equitativamente por todos os seus habitantes e não apenas por etnias e cores politicas pode vir a ser grande como já foi enquanto ex-colónia Portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário