quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prémio Literário fernando Namora -Saudações a Bessa Luis - Humuristas em selo

 


Júri vota cinco romances para a short list
do Prémio Literário Fernando Namora
 
O Júri do Prémio Literário Fernando Namora deliberou usar da faculdade prevista no artigo nono do Regulamento do Concurso, tendo seleccionado, por votação, com vista ao apuramento do vencedor, cinco obras concorrentes, que integram, assim, uma short list com os seguintes escritores: 
- João Tordo – “Anatomia dos Mártires”
- Ana Cristina Silva – “Cartas Vermelhas”
- Lídia Jorge – “A Noite das Mulheres Cantoras”
- Paulo Castilho - “Domínio Público”
- Dulce Maria Cardoso – “O Retorno”
Vasco Graça Moura
O vencedor será anunciado pelo Júri, presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura, após nova reunião agendada para o próximo dia 4 de Novembro.
Recorde-se que o Júri do Prémio Literário Fernando Namora, instituído pela Estoril Sol, que vai na sua 15ª edição, além de Vasco Graça Moura, inclui Guilherme D`Oliveira Martins, em representação do Centro Nacional de Cultura, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.
O Prémio Literário Fernando Namora tem, este ano, o valor de 25 mil euros.
 
Gabinete de Imprensa
Tel: 214667791 * Fax: 214667970

 

 
Júri dos Prémios Literários da Estoril Sol
saúda Agustina Bessa-Luís

Na sua mais recente reunião, o Júri dos Prémios Literários instituídos pela Estoril Sol deliberou enviar uma saudação aos promotores do Círculo Literário Agustina- Bessa Luís, que é formalmente criado hoje no Porto, numa cerimónia marcada para a Universidade Fernando Pessoa.
No comunicado, escreve-se o seguinte: 
“O Júri dos Prémios Literários instituídos pela Estoril Sol, em homenagem a Fernando Namora e a Agustina Bessa-Luís, saúda com júbilo a constituição do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, no dia em que a grande escritora celebra o seu 90º aniversário.
Ao associar-se, por esta forma, a uma efeméride e a um evento tão marcantes, este Júri, ao qual Agustina Bessa-Luís presidiu, deseja ainda felicitar os promotores do novo Círculo, iniciativa que assinala um justo reconhecimento público da sua vasta obra literária, projectando-se como  fórum permanente de estudo e de reflexão sobre  o legado de uma mais profícuas  e prestigiadas escritoras portuguesas”.
Recorde-se que o Júri dos Prémios Literários da Estoril Sol é presidido pelo escritor e ensaísta, Vasco Graça Moura.

Gabinete de Imprensa
Tel: 214667791 * Fax: 214667970

 



1.º emissão dos humoristas 1912 – 2012
Pioneiros da caricatura humorística nacional
homenageados em selos

Os CTT - Correios de Portugal homenageiam os pioneiros da caricatura e desenho humorístico português com a emissão filatélica 1.º emissão dos humoristas 1912 – 2012, que reproduz em selo imagens de 12 artistas nacionais que marcaram a segunda década do século XX.
Com selos de valores faciais que variam entre os 0,32 e os 0,80 euros, são reproduzidas em selo obras de Rafael Bordalo Pinheiro, Emmerico Nunes, Suart Carvalhais e Almada Negreiros, e, numa folha especial de 8 selos, de Francisco Valença, Cristiano Cruz, Menezes Ferreira, Celso Hermínio, Jorge Barradas, Américo Amarelhe, Canto da Maya, Manuel Guistavo Bordallo Pinheiro.
A edição assinala a passagem do primeiro centenário sobre o 1.º Salão dos Humoristas Portugueses, que se realizou a 9 de Maio de 1912, expondo em Lisboa, ao Chiado, no Grémio Literário, obras de vinte e oito artistas. A capa da Pagela reproduz o desenho do cartaz do salão, da autoria de Hugo Sarmento.
Com design do Atelier B2, os selos reproduzem imagens de colecções do Museu Rafael Bordalo Pinheiro(Câmara Municipal de Lisboa, do Museu Nacional do Teatro, do Instituto Português do Património Cultural, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Nacional de Portugal e de colecções particulares.
A iniciativa de realizar o 1.º Salão dos Humoristas Portugueses, em 1912, partiu da recém-formada Sociedade de Humoristas Portugueses, presidida por Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, filho e sucessor de Rafael Bordalo Pinheiro, e um dos autores expostos. Entre os visitantes da exposição esteve Manuel de Arriaga, o primeiro Presidente da República, que a título pessoal, sem se fazer anunciar, visitou o salão e adquiriu uma peça de cada um dos expositores.
As obliterações de primeiro dia decorem nas estações dos Correios de Lisboa, Restauradores, Porto, Município, Funchal, Zarco, e Ponta Delgada, Antero de Quental.

Gabinete de Imprensa CTT – Correios de Portugal                    
Fernando Marante – 21 047 18 00/ fernando.marante@ctt.pt
Pedro Rodrigues – 21 047 18 02  jlm001@ctt.pt

 De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário