Inquérito Cetelem analisa tendências de consumo no Regresso às aulas
Maioria dos estudantes portugueses com semanada até 20 euros
Um estudo recente revela que a maioria dos pais disponibiliza até 20 euros por semana para os filhos gastarem no período de aulas. A conclusão é do Observador Cetelem que ao analisar o comportamento das famílias portuguesas em época de regresso às aulas.
Maioria dos estudantes portugueses com semanada até 20 euros
Um estudo recente revela que a maioria dos pais disponibiliza até 20 euros por semana para os filhos gastarem no período de aulas. A conclusão é do Observador Cetelem que ao analisar o comportamento das famílias portuguesas em época de regresso às aulas.
Apesar da média nacional ser de 23 euros por semana, 24% dos inquiridos admite que coloca à disposição dos seus filhos até 10 euros de semanada, menos 7 p.p. do que em 2011. O valor médio é influenciado pelo número de famílias (4%) que têm filhos com semanada superior a 50 euros. 4% é um valor residual, mas que acaba por influenciar a média nacional (23 euros), que não é, deste modo, representativa da grande maioria. A percentagem de pais que disponibiliza entre 11 e 20 euros também registou uma descida acentuada. Em 2011, a percentagem de inquiridos que despendia estes valores era de 28% e em 2012 situa-se nos19%, menos 9 p.p.
Em 2012, as subidas registam-se nos escalões em que a semanada já é mais elevada. Do total de inquiridos com filhos em idade escolar, 4% admite dispensar entre 31 a 40 euros semanais, uma subida de 2 p.p. em relação ao ano transato. Com uma subida de 1 p.p. comparativamente a 2011, encontram-se os escalões entre os 41 e os 50 euros (5%) e mais de 50 euros (4%).
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.
Inquérito Cetelem analisa tendências de compra no Regresso às aulas
Material escolar: 8% dos portugueses compra na Internet
Material escolar: 8% dos portugueses compra na Internet
Quando o Observador Cetelem questionou os portugueses sobre os locais onde habitualmente fazem as compras para o regresso às aulas, 8% assume que a Internet é o local preferencial. Os resultados desta análise foram ainda segmentados por famílias com filhos em idade escolar e indivíduos que ainda estão a estudar: a percentagem de inquiridos que acede à Internet para fazer compras de material escolar é significativa quando são os próprios a estudar 16% e fica pelos 6% entre as famílias.
O Observador Cetelem quis analisar o comportamento dos consumidores portugueses em época de regresso às aulas e verificou que as papelarias (82%) e hipermercados/supermercados (79%) continuam a ser os preferidos das famílias para as compras de material escolar. No entanto, esta tendência registou uma queda em relação a 2011: 17 p.p. para as papelarias e de 1 p.p. para os hipermercados/supermercados. A subir em 1 p.p. relativamente ao ano passado, estão as compras pela Internet que registam 8% das preferências em 2012.
Este estudo do Observador Cetelem revela também que 59% dos consumidores portugueses com filhos em idade escolar optam por comprar o material ao longo do ano, comportamento que registou uma subida de 8 p.p relativamente a 2011. Por outro lado, 40% das famílias vão em 2012 optar por comprar o material escolar num único momento, uma descida de 9 p.p. comparativamente a 2011.
A única exceção, é a compra de livros escolares que é efetuada num momento diferente do restante material por 60% das famílias, um aumento de 3 p.p. relativamente a 2011. Apenas 38% das famílias afirma comprar os manuais escolares juntamente com o restante material escolar, tendência que verificou uma descida de 5 p.p relativamente ao ano passado.
Inquérito Cetelem revela intenções de consumo no Regresso às aulas
Manuais escolares: aumento da intenção de pedir emprestado ou comprar em 2ª mão
O inquérito do Observador Cetelem sobre as intenções de consumo no Regresso às Aulas revela que 89% dos portugueses continuam a optar pela compra de manuais escolares novos.
O inquérito do Observador Cetelem sobre as intenções de consumo no Regresso às Aulas revela que 89% dos portugueses continuam a optar pela compra de manuais escolares novos.
Uma percentagem significativa, mas inferior à do ano passado (99%). O inquérito revela ainda que 18% opta pela compra em segunda mão e 20% pede emprestado.
O decréscimo na compra de manuais novos explica a subida na compra de livros em segunda mão, que é opção para 18% dos inquiridos (mais 7 p.p. que em 2011), enquanto 20% dos consumidores pede manuais emprestados, algo que no ano passado era prática para apenas 13% dos encarregados de educação. O Observador Cetelem revela ainda, que 60% dos portugueses compra os livros num momento diferente do restante material.
«A compra dos livros escolares continua a ser responsável por grande parte do orçamento destinado ao regresso às aulas. Os consumidores portugueses ainda não criaram o hábito de comprar os manuais em segunda mão ou até pedir emprestado. No entanto, este é um comportamento que tende a sofrer alterações face à recessão económica que o país atravessa. Neste inquérito do Observador Cetelem, esta tendência já se começa destacar», afirma Diogo Basílio, Responsável do Observador Cetelem.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com mais de 650 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.
Para mais informações: www.cetelem.pt – www.creditoresponsavel.com
O decréscimo na compra de manuais novos explica a subida na compra de livros em segunda mão, que é opção para 18% dos inquiridos (mais 7 p.p. que em 2011), enquanto 20% dos consumidores pede manuais emprestados, algo que no ano passado era prática para apenas 13% dos encarregados de educação. O Observador Cetelem revela ainda, que 60% dos portugueses compra os livros num momento diferente do restante material.
«A compra dos livros escolares continua a ser responsável por grande parte do orçamento destinado ao regresso às aulas. Os consumidores portugueses ainda não criaram o hábito de comprar os manuais em segunda mão ou até pedir emprestado. No entanto, este é um comportamento que tende a sofrer alterações face à recessão económica que o país atravessa. Neste inquérito do Observador Cetelem, esta tendência já se começa destacar», afirma Diogo Basílio, Responsável do Observador Cetelem.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com mais de 650 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.
Para mais informações: www.cetelem.pt – www.creditoresponsavel.com
De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"
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