sexta-feira, 2 de junho de 2023

SILERE NON POSSUM - Carta aos meus amigos – nº 40

 

«…favorecer a cultura da família e da vida na sociedade, de modo que surjam propostas e objetivos úteis para as políticas públicas» ( Papa Francisco- 31.V.23)

       SILERE NON POSSUM

            (Não me posso calar – Sto Agostinho)

             Para destruir um povo é preciso destruir as suas raízes.” (Alexandre Soljenitsyne)

   

                    Carta aos meus amigos – nº 40                         

                               BRAGA , 1 – JUNHO - 2023

  +

PAX

… Porque hoje é o DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS…

  A luta pelo Direito  à Vida começa pelo direito a nascer, o primeiro direito humano fundamental e que sem ele nada mais faz sentido. As crianças, de qualquer idade e geografia tem esse direito inalienável. E esse direito inalienável começa quando a criança inicia a sua vida.

  Em 1998, escrevi para o Diário do Minho, uma série de artigos a que dei o título de “ A AVENTURA HUMANA” e que o então director daquele quotidiano ( Cónego João Aguiar) me pediu autorização para editar em livro, pedido a que acedi imediatamente.  Trouxe nesta sequência de artigos semanais o conhecimento científico sobre essa aventura, ou como se intitula um livro recente ( Maio de 2023) e que acabei de ler, livro prefaciado pelo Papa Francisco: “ IL MIRACOLLO DELLA VITA – riscoprire oggi l`aventura di nascere”. Neste livro os autores, um deles fisiopatologista, perito em Biologia humana e bioeticista e autor consagrado no meio científico internacional, socorre-se dos mais rigorosos conhecimentos científicos para demonstrar que a vida humana começa precisamente na fusão do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozoide. Nesse momento começa um continuum desenvolvimencionista que só a morte põe fim. Este desenvolvimento é, segundo os autores deste magnífico livro:

 SINCRÓNICO,

CONTÍNUO,

GRADUAL.

   Como nestas Cartas referi várias vezes, a Ciência e não a vontade/ desejo de cada adulto, mostra à saciedade que a VIDA HUMANA, a aventura de “ aparecer”, crescer, nascer, desenvolver-se é um continuum de fases que se sucedem sem hiatos ou paragens. Onde não há um antes e um depois separados com alguma pausa. O ser humana formado na concepção nunca foi uma parte da Mãe ou do Pai, vive na Mãe até ao nascimento, da Mãe e do Pai vai depender até à sua autonomia total que se vai “ tecendo” ao longo de muitos anos. Cada um de nós , “ produto” dos contributos dos pais, é portador , geneticamente falando, de características de um e de outro, sem nunca ser um ou outro. É uno, único e irrepetível. Esta verdade científica, é combatida pelo obscurantismo ideológico, pela ignorância e promovida pelos políticos ditos progressistas , que se recusam a admitir a verdade que a Ciência prova e comprova.

  Todos os anos celebramos o DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS esquecendo intencionalmente aquelas a quem não deram o direito de nascer, o que é uma hipocrisia. Todas as crianças, nascidas ou não nascidas, têm o direito primeiro e fundamental de as deixarem viver, de as proteger, de as ajudar a desenvolverem-se integralmente. Não há crianças oportunas e inoportunas. Há crianças! Crianças que precisam de ser ajudadas a viver. É esse o seu direito primordial.

  No livro que escrevi e a que me referi, ( pág.33) digo o seguinte:

“ A pena de morte, na actualidade, perde cada vez mais adeptos. Há um sentimento que ultrapassou determinados limites da lei e da conveniência inter-pessoal ,. Os abolicionistas são cada vez mais numerosos, ainda que aqui e ali existam os defensores dessa forma retrógrada e indigna de castigar. A escravatura, a pena de morte e a tortura são dos mais graves atentados à AVENTURA HUMANA. Mas o aborto e a eutanásia devem , também, integrar obrigatoriamente  a lista negra das agressões à humanidade.”

  A AVENTURA HUMANA é “ O MILAGRE DA VIDA” e, por isso, nunca é demais ajudar a “ DESCOBRIR HOJE A AVENTURA DE NASCER”!

  Se os defensores do aborto ou da eutanásia nunca dão tréguas ao seu combate pela morte, como me posso calar na defesa e combate pela CULTURA DA VIDA? Se aqueles se repetem , sem novidades e sempre com as mesmas mentiras cheias de “ compaixão”, como me posso calar de anunciar, a tempo e a contra-tempo, no anúncio da verdade científica que cada VIDA HUMANA começa precisa e rigorosamente na concepção e só a morte põe fim terreno? E já reparam os meus Amigos-leitores de que as leis que liberalizam o aborto se vão progressivamente ampliando chegando , já, ao ponto de se defender o chamado “ aborto pós-nascimento”?

  “ Em nome de tantas vítimas inocentes, Deus abençoe todos os que não desistem de discutir e reflectir juntos sobre este “ milagre” que é a vida.” (Papa Francisco, in Prefácio à obra supracitada).

   Os autores do livro a que me referi, “ IL MIRACOLO DELLA VITA”, quase a terminar o seu livro, escrevem:

“ Qual é hoje , a nossa abertura à vida? O que é que estamos dispostos a fazer para acolher a vida que quer nascer?” 

  Nas “ bodas de prata” da edição do meu livro, quero recordar o que então escrevi:

“ … A vida humana para uns vale por si, apesar de todas as limitações, e para outros o valor da vida humana é relativo e terá que ser aferido em cada momento à realidade sócio-económica, psicológica, cultural , etc , etc”. … “ É este “ deus” antropofágico que o Homem está acabando de criar!” …” Não se pode deixar que a mentira se arrogue de condutora das consciências” ( l.c. pág.39).

   Neste DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS quero reafirmar que não me cansarei de desmascarar, por todos os meios ao meu alcance, e sem desistir, os que negam que a Vida Humana começa na concepção, nem antes nem depois!

  Em nome da Justiça, da Verdade e do Direito , sobretudo do DIREITO À VIDA das crianças por nascer, não me posso calar!

SILERE NON POSSUM!

Carlos Aguiar Gomes


Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...