quinta-feira, 1 de junho de 2023

Universidade Católica homenageou os grandes e sólidos pilares humanos, da Faculdade de Filosofia/Universidade Católica Portuguesa

 


Jorge Lage



Soube pelo Diário do Minho, de 25/05/2023, que, em boa hora, a Universidade Católica homenageou os grandes e sólidos pilares humanos, da Faculdade de Filosofia/Universidade Católica Portuguesa.

Sem a Faculdade de Filosofia de Braga a Universidade Católica não tinha tido tão brilhante percurso.

O Padre António Freire foi quase um mito da cultura clássica portuguesa da segunda metade do século XX.

Passei poucos instantes com este grande latinista mundial. Mas ouvia de seus ex-alunos, principalmente o nabantino (ou quase) Prof. Doutor Acílio Estanqueiro Rocha (da UM) que me contava imensos episódios e li um ou outro livro dele. Li um livro seu sobre Miguel Torga, o meu escritor de eleição. Mas o episódio de maior impacto protagonizou-o, num Congresso Mundial de Latinistas, ocorrido na segunda metade do século XX, no Sul de França, onde o Padre António Freire, destacou-se dos restantes latinistas, tal era o seu falar fluente em latim clássico, que os demais congressistas proclamaram solenemente em alta voz: «habemus Cícero»!...

Do padre João Mendes com quem nunca tive proximidade, mas ouvia falar dele frequentemente.

Do padre Júlio Fragata (nascido no concelho de Carrazeda de Ansiães), era o amigo e saudoso Félix Ribeiro que me falava imenso de tão brilhante personalidade, ao ponto de eu o incluir no «Dicionário dos mais ilustres transmontanos», do Doutor Barroso da Fonte (III vols.), onde assinei dezenas de fichas.

O padre Lucio Craveiro era um nome maior no meio académico e também estava ligado à criação da UM e ter uma permanência assídua no jornal DM.

Tive pena de não saber antes do evento, de tão oportuna e muito merecida homenagem, a fim de marcar presença.

Sobre a Universidade Católica e a Faculdade de Filosofia lembro que na década de noventa e início do terceiro milénio licenciou centenas de enfermeiros, coordenados pelo jesuíta Doutor Costa Pinto e pela Doutora/Enfermeira, Maria Isabel Lage, sendo os primeiros licenciados em enfermagem por uma universidade portuguesa, contribuindo em muito, para a elevação da profissão/carreira de Enfermagem.

De alguns eventos que ocorrem na cidade de Braga ou são noticiados com bastante antecedência ou, então, após a sua realização, o que impede alguns mais «distraídos» de marcarem presença.

Felicito a Universidade Católica/Faculdade de Filosofia de Braga pela realização de tão merecida homenagem. 

Jorge Lage.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Combatentes do Ultramar - 50 anos depois chega o rebuçado aos ex-combatentes do Ultramar

É verdade: dia 25 de Abril de 1974, Portugal retomou o caminho que dia 24 de Junho de 2028, completará 900 anos. Ou seja: daqui a 4 anos a P...