sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Um país onde se manipula à farta



Ontem alguma imprensa noticiou o costume! É, pois, improvável que consigamos reduzir os  290 anos  apontados por Teixeira dos Santos. Porque com os xuxas no poder (ainda por cima absoluto), e com os sociais democratas enfraquecidos, os oligarcas fazem o que querem, e sobra-lhes tempo!

Portugal, segundo as previsões de Bruxelas, terá um crescimento económico de 5,5% em 2022.

Um tipo formado em economia só pode sorrir perante esta manipulação (mais uma). É óbvio que qualquer burro percebe que um país que estagnou durante seis anos, acrescentando-lhe a estagnação pandémica, só pode ter este resultado. Este país de outras latitudes, tem cerca de um milhão de pessoas que recebe o ordenado mínimo. Suponhamos que cada individuo deste milhão de pessoas, consegue poupar 500 euros anualmente (reparem bem o tipo de país em que estamos). Ao fim de dois anos poupou 1000 euros. Em termos colectivos, pouparam-se 1000 milhões! Que no terceiro ano serão gastos aqui e ali, provocando, nesse ano, um certo crescimento económico! A questão a colocar é a seguinte: esse crescimento é sustentável? Qualquer burro sabe que não é. Porquê? Porque a seguir, esse milhão, vai ter que fazer a mesma poupança durante os dois anos seguintes.

O que dizemos, em termos grosseiros, tem a sua razão de ser, porque as estimativas de crescimento económico para 2023 (ou seja, para o ano seguinte), já são de 2,6%. E, pelos vistos, em 2024 continuamos na estagnação do costume. A ver vamos.

Num país que geograficamente faz parte da Europa, mas que na realidade, em termos socioeconómicos, pertence a outras latitudes, não iremos longe com estas manipulações. Pois há quatro dias, um relatório da Comissão Europeia dizia: “Portugal é, em toda a UE, o país que mais depende dos fundos comunitários para investir”. Ou seja, Portugal é a cauda da Europa!

Mas toda a gente anda satisfeita, a tal ponto que essa gente votou toda nos xuxas...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Venha a segunda volta!

  Ontem, foram votados dois candidatos para uma segunda volta: António José Seguro (em primeiro) e André Ventura (em segundo). António Jos...

Os mais lidos