segunda-feira, 30 de novembro de 2020

As pinturas pré-históricas do Abrigo da Pala Pinta - Alijó

"O Abrigo da Pala Pinta, em Alijó, apresenta um dos mais extraordinários painéis de arte rupestre descobertos em Portugal".


Coimbra, 1921. Numa aula do Curso de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade local, Vergílio Correia, reputado arqueólogo e historiador, fala de arte pré-histórica, mostrando aos alunos alguns dos poucos exemplos conhecidos à data de pinturas e gravuras rupestres pós-paleolíticas da Península Ibérica. Um dos alunos, Horácio de Mesquita, dirige-se ao professor, dando nota de que, na sua terra, Carlão, no concelho transmontano de Alijó, num abrigo granítico conhecido quase exclusivamente por caçadores ao qual davam o nome de Pala Pinta, se podiam observar desenhos pintados a vermelho semelhantes aos que lhe acabara de mostrar.

O docente desafia o aluno a reproduzi-los por decalque. Pouco depois, publicam na revista “Terra Portuguesa” um artigo conjunto noticiando o achado, o que tornou a Pala Pinta o segundo local conhecido com arte rupestre pré-histórica na região, que contava já com as famosas pinturas do Cachão da Rapa, publicadas por Jerónimo Contador de Argote em 1734.

FONTE: https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/grandes-reportagens/210-abrigo-da-pala-pinta

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esplendores - Almirante Gama...