domingo, 8 de dezembro de 2019

Zé Órfão está a morrer ...

JORGE  LAGE

Amigos ex-Maristas

Bom dia!
O meu amigo Zé Órfão e nosso colega Marista por cinco anos está a morrer numa cama do Hospital Distrital de Leiria. Já não consegue falar 30 segundos porque se cansa.
Pedia a todos os bons amigos Maristas e ex-Maristas que rezem por ele. A natureza humana é de uma fragilidade imensa. Como matéria pouco valemos.
Éramos três grandes amigos o Manuel Gaspar, do Casal da Ladeira - Leiria, apagou-se lá longe no Canadá. Resta o Zé Órfão e eu.
Vou-vos contar um episódio:
Numa noite de Verão
Numa noite de Verão estávamos os três ao luar, no Casal da Ladeira - Leiria, a cantar cantigas de Antanho e a certa altura somos surpreendidos pelas nossas esposas para irmos embora.
Um pequeno diálogo e manifestámos vontade de continuar.
Depois de uns toscos acordes das nossas cordas vocais, terminámos sem saber que era a nossa alegre despedida a três.
Mais tarde soube que o Manuel Gaspar estava desenganado. Ainda veio a Portugal despedir como um farrapo que não tinha concerto.
Certo dia, estava eu no Minho Center, em Braga, e ao pegar nas chaves do carro, estas saltaram-me literalmente das mãos. Nunca tal vi. Passado pouco tempo, telefona-me o Zé Órfão a dizer que tinha recebido um telefonema da Fátima, esposa do Manel, a dizer que ele tinha morrido pelas 14H30 desse dia. A hora em que as chaves me saltaram (como se fosse uma rã a pular) da mão.
No Natal de 2018 passe em Leiria de raspão a caminho de Lisboa, mas nem a minha mulher queria parar, nem o Zé queria receber-me. Impus o meu desejo e disse à minha mulher que seria meia-hora e ao Zé Órfão que lhe iria, assim mesmo deixar uma lembrança à porta.
Cedeu e passei cerca de meia-hora com o casal. Ficámos todos os quatro felizes e afinal será o último encontro Franco com o Zé.
Há momentos que devemos aproveitar na vida porque não voltam nem se repetem.
Não se esqueçam que o Zé Órfão está numa cama do Hospital de Leiria em grande sofrimento. Tudo o que fizerem por ele é agradável a Deus. Era dos ex-Maristas mais distintos e mais sábios.
Abraça-vos o amigo,
Jorge Lage


Sem comentários:

Enviar um comentário

Partiu o Hirondino da Paixão Fernandes

 JORGE  LAGE Partiu o Hirondino da Paixão Fernandes – A comunicação social distrital foi célere a dar a infausta notícia do falecimento do a...